FILMES E SÉRIES DE TV

8 Detalhes importantes em “O Páramo”

O filme espanhol “O Páramo” estreou em janeiro na Netflix. Anunciado como sendo de suspense e terror, o filme conta a história de uma família que vai morar num lugar isolado para fugir de uma guerra, mas vive apreensiva com a presença de uma criatura maligna que se alimenta do medo das pessoas.

Por Paulo Bocca Nunes

O Páramo é um filme espanhol escrito e dirigido por David Casademunt. Estreou na Netflix em janeiro de 2022. A história se passa no século XIX e segue uma família que se retira para o interior da Espanha, buscando refúgio de uma guerra que está acontecendo em algum lugar. Salvador, interpretado por Roberto Álamo, é um homem de idade um pouco avançada. Inma Cuesta interpreta Lúcia, uma mulher bem mais jovem. Asier Flores dá vida a Diego, um garoto superprotegido pela mãe.

A forma como o casal se relaciona, como vive em um lugar isolado e como tudo afeta o aspecto psicológico de cada um, provoca algumas perguntas. O filme não traz informações sobre o passado de Salvador e Lúcia. A única coisa que se sabe, e é contada por Salvador, diz respeito à irmã dele que, quando era criança, disse ter visto uma besta e que a garota se matou. No entanto, há indícios de que há uma forte história por trás daquilo que foi mostrado no filme.

Vamos apresentar oito desses indícios que podem levar a algumas interpretações sobre a história do casal e de cada um.

1. A atenção demasiada que Lúcia dá a Diego incomoda Salvador. O garoto se acorda no meio da madrugada, pois quer fazer xixi. Salvador leva Diego até a latrina e na volta, Lúcia o chama para se deitar com ela. Salvador vai para o quarto de Diego. Ele fica sentado na cama e mostra estar pensativo. Provavelmente essa não é a primeira vez e esse comportamento de Lúcia já deve estar esgotando a paciência de Salvador.

2. Lúcia está se olhando no espelho com um vestido vermelho. Diego a vê da porta, enra e pergunta de onde veio o vestido. Ela responde que foi o próprio Salvador quem o fez. Salvador está parado na porta, observando a conversa dos dois. Uma figura um tanto sombria quase uma metáfora de um passado sombrio. Ele nada fala. Lúcia olha para Salvador e fica séria. O vestido vermelho teria que tipo de significado naquela época na Espanha? Podem ser levantadas algumas hipóteses. E isso pode estar interferindo naquele momento na vida do casal.

3. Cena na mesa. Dia do aniversário de Diego. Salvador dá um rifle com o nome do garoto escrito na coronha. Ele mostra como deve usar a arma, apontando para Lúcia. A tomada de cena mostra os três e Lucia tem uma expressão no rosto que parece bastante assustada. Essa cena não pode ser apenas uma cena simples. Ela traz consigo um significado de alguma coisa entre os dois.

4. A insistência de Lúcia para impedir Salvador de contar a lenda da besta e a história de sua irmã para Diego. A expressão de assustada dela, a preocupação dela com essa história, a forma como Salvador conta e como ele olha para a mulher quando ela tenta impedi-lo de contar revelam que há muito mais envolvido. Se Lúcia estava contando histórias de terror para Diego pouco antes, por que essa lenda da criatura maligna causa medo nela?

5. Salvador é mostrado várias vezes olhando para o horizonte e de diversas formas: nos limites da propriedade em todos os quadrantes, próximo da margem do rio que passa ali perto, sentado numa cadeira num tipo de sótão. Esse é um indicativo de que Salvador tem problemas a mais do que se imagina. Ele está vigiando a casa da aproximação de estranhos? Afinal, havia uma guerra acontecendo em algum lugar. Seria a preocupação com a criatura?

6. Salvador tem duas ataduras nas mãos. Ele tira as ataduras e Diego vê algumas cicatrizes. Salvador conta a história de sua irmã e alerta Diego: “Quem vê a besta está perdido para sempre”. Isso tem um forte significado, principalmente no final do filme, quando Diego apresenta cortes nas duas mãos, muito parecidas com as de Salvador e coloca ataduras nelas. Isso pode significar que Diego estaria passando por algo parecido com o que Salvador passou. Provavelmente Lúcia sabe de alguma coisa nesse sentido e sempre teve receio de algo, como o fato de a criatura perseguir Salvador onde quer que ele esteja.

7. Todas as vezes que Lúcia interfere na educação que Salvador quer dar a Diego, ele mostra indignação, mas se contém. Até onde podemos dizer sobre as relações homem e mulher em séculos passados, é que o homem sempre foi a voz mais forte da casa, aquele que determinava como certas deveriam ser. Na Espanha não deveria ser diferente no século XIX. Por que Salvador não se impunha? O que o segurava? Nesse ponto podemos até mesmo duvidar que Diego seja filho de Salvador, tanto por conta do vestido como por causa dessa omissão dele. No momento em que ele está indo embora, Diego tenta de todsa as formas convencer Salvador a ficar, mas ele nem olha para o garoto e ainda fala: “Cuide de sua mãe”.

8. A decisão de Salvador ir embora levar o corpo do morto para a família é a virada do primeiro ato. Quando ele está se preparando, Lúcia indaga por que ele está fazendo aquilo e quer saber se era aquilo que ele queria fazer. Lúcia exige que Salvador fale a verdade. Salvador responde que é preciso levar o corpo para a família dele e enfatiza dizendo “Você não entende?”. Entender o quê? Não havia necessidade de fazer aquilo. Ninguém poderia afirmar que os familiares estariam vivos. Além do mais, nenhum deles sabia quem era e o que ele fez para ter chegado tão ferido. Antes desse homem ter se matado, ele havia apontado para algum lugar no campo, mas nada falou. Ele estava fugindo do quê? Ou de quem? E a expressão muito assustada do homem revelava algo muito grave. O que seria? A criatura? Lúcia percebeu isso? Salvador também? Quando Salvador partiu Lúcia tinha receio que Salvador fosse enfrentar a criatura?

Há indícios, apenas isso, de que Salvador e Lúcia se conheceram de uma forma diferente da tradicional de tempos antigos: um homem conhece uma mulher solteira, visita a família e pede permissão para casar com a mulher. O vestido vermelho, a relação entre os dois, a indignação contida de Salvador quando Lúcia interfere na educação de Diego e a ida de Salvador em busca da família do homem morto podem indicar um grande mistério entre os dois que está além da própria história que envolve a criatura.

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.