FICÇÃO CIENTÍFICA

A Evolução dos Robôs de Asimov: de Robbie a Demerzel

Isaac Asimov é conhecido como um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos, e seu trabalho com robôs é especialmente icônico. Desde seu primeiro conto, Robbie, até seu último romance, Fundação e Terra, Asimov criou um universo consistente e fascinante sobre robôs e inteligência artificial. Neste artigo, exploraremos a evolução dos robôs em Asimov, desde sua primeira criação até suas últimas obras, e discutiremos as implicações filosóficas e científicas de sua visão sobre robótica.

Paulo Bocca Nunes

INTRODUÇÃO

AS OBRAS SOBRE ROBÔS

ROBBIE E SUZAN CALVIN

  1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por inação, permitir que um ser humano sofra algum mal.
  2. Um robô deve obedecer às ordens dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens entrem em conflito com a Primeira Lei.
  3. Um robô deve proteger sua própria existência desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira ou a Segunda Lei.

AS COLETÂNEAS

OS ROMANCES SOBRE ROBÔS

O SUPERCOMPUTADOR MULTIVAC

OS ROBÔS NA SAGA FUNDAÇÃO: DEMERZEL

CONCLUINDO

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.