FICÇÃO CIENTÍFICA

Steampunk: O Gênero a Vapor da Ficção Científica

O Steampunk, também chamado de tecnovapor, é um dos subgêneros da ficção científica e atualmente é bastante popular com sua tecnologia e vestimentas ambientadas na Era Vitoriana.

Paulo Bocca Nunes

ORIGENS DO STEAMPUNK

Caro LocusEm anexo está uma cópia do meu romance de 1979, Morlock Night ; Eu apreciaria a gentileza de encaminhá-lo para Faren Miller, pois é uma evidência primordial no grande debate sobre quem no “triunvirato de fantasia Powers/Blaylock/Jeter” estava escrevendo da “maneira gonzo-histórica ” primeiro. Embora, é claro, eu tenha achado a resenha dela no March Locus bastante lisonjeira. Pessoalmente, acho que as fantasias vitorianas serão a próxima grande coisa, desde que possamos criar um termo coletivo adequado para Powers, Blaylock e eu. Algo baseado na tecnologia apropriada da época; como “steampunk”, talvez…

OBRAS LITERÁRIAS IMPORTANTES DO STEAMPUNK

  1. Os Portais de Anubis (The Anubis Gates, 1983), de Tim Powers. Embora não seja estritamente um romance de Steampunk, “The Anubis Gates” apresenta elementos do gênero em sua descrição de um viajante do tempo que é levado para a Inglaterra do século XIX.
  2. Homúnculo (Homunculus, 1986), de James P. Blaylock. “Homúnculo” se passa em uma Londres alternativa no início do século XX, onde a tecnologia a vapor coexiste com a magia.
  3. A Máquina Diferencial (The Difference Engine 1990), de William Gibson e Bruce Sterling. Considerado um dos primeiros romances de Steampunk, “The Difference Engine” se passa em uma realidade alternativa em que Charles Babbage foi capaz de construir sua máquina analítica no século XIX, levando a um mundo dominado pela tecnologia a vapor.
  4. Estação Perdido (Perdido Street Station” (2000), de China Miéville. Situado em uma cidade fictícia que mistura elementos vitorianos e contemporâneos, Estação Perdido apresenta uma grande variedade de personagens, incluindo cientistas, artistas e criminosos.
  5. Leviathan (2009), de Scott Westerfeld. Ambientado em um cenário alternativo da Primeira Guerra Mundial, Leviathan apresenta uma batalha entre a Alemanha, que usa tecnologia a vapor, e a Grã-Bretanha, que usa criaturas mecânicas gigantes.
  6. Boneshaker (2009), de Cherie Priest. Situado em uma cidade sitiada por uma praga que transforma as pessoas em zumbis, “Boneshaker” segue uma mãe e seu filho enquanto tentam encontrar o pai da criança em um submundo de túneis subterrâneos.
  7. The Iron Duke (2010), de Meljean Brook. Situado em um mundo alternativo em que a Inglaterra foi invadida por zumbis, “The Iron Duke” segue o capitão da Marinha britânica, que é chamado para investigar uma conspiração perigosa. Ele acaba se unindo a uma rebelde conhecida como Mina Wentworth, que possui um segredo que pode mudar o curso da história. Com elementos de romance e aventura, “The Iron Duke” é uma leitura emocionante para os fãs de Steampunk.

FILMES E SÉRIES STEAMPUNK

  1. Wild Wild West (1999). Filme de ação e aventura, estrelado por Will Smith e Kevin Kline, é ambientado na década de 1860 e apresenta tecnologia a vapor, robôs gigantes e muita ação.
  2. A Liga Extraordinária (2003). Filme é baseado na série de quadrinhos de Alan Moore e apresenta um grupo de personagens literários do final do século XIX, incluindo o Capitão Nemo, Allan Quatermain e o Dr. Jekyll e Mr. Hyde.
  3. Sherlock Holmes (2009). Este filme estrelado por Robert Downey Jr. e Jude Law apresenta uma versão Steampunk do famoso detetive, com armas a vapor e gadgets tecnológicos.
  4. Hugo (2011). Este filme de Martin Scorsese é baseado no livro “A Invenção de Hugo Cabret“, de Brian Selznick, e apresenta um mundo Steampunk. A história segue um menino que vive sozinho na estação ferroviária Gare Montparnasse em Paris na década de 1930. Ele se envolve em um mistério de um autômato de seu falecido pai e o cineasta pioneiro Georges Méliès.
  5. Steampunk’d (2015). Esta série de televisão é um reality show de competição que apresenta artesãos que criam objetos Steampunk, como roupas, móveis e acessórios.

CONCLUSÃO

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *