GALERIA DE SUPER-HERÓIS

Batman: todos os atores dos filmes de um ícone da cultura pop

Um dos maiores ícones da cultura pop, junto com Superman e Homem-aranha, desde que Batman surgiu em 1939 tivemos várias adaptações tanto para cinema, séries de TV e animação. Neste artigo mostraremos todos os atores que vestiram o manto de Batman em live action.

Por Paulo Bocca Nunes

Narrativas que falam de feitos de heróis fazem parte da história humana. Os mitos e lendas gregas são as mais conhecidas para nós, ocidentais. No entanto, em cada parte do mundo há histórias sobre homens e mulheres que venceram obstáculos e venceram inimigos usando a sua inteligência ou alguma força ou poder dada por deuses. Uma grande quantidade dessas antigas narrativas foram registradas e atualmente formam um cânone literário importante.

As histórias de super-heróis começaram a surgir na década de 1930, nos Estados Unidos, em revistas chamadas de comic books. No Brasil, recebe o nome de HQ’s ou histórias em quadrinhos. 

Entre os primeiros a serem criados estão o Superman (1938) e Batman, personagem criado pelo escritor Bill Finger e o artista Bob Kane. Sua primeira aparição nas HQs foi na revista Detective Comics nº 27, de maio de 1939. Nessa revista, é apresentado ao público a identidade secreta do Batman como sendo o milionário Bruce Wayne.

Capa da revista Detective Comics nº 27, de 1939. Nessa edição foi publicada a primeira história de Batman.

O personagem se tornou tão popular que em abril de 1940 ganhou uma revista própria, um mês depois da primeira aparição do seu parceiro, Robin. A história de como Bruce Wayne passou a usar a sua identidade secreta surgiu na revista Batman #47, de Junho/Julho de 1948.

A inspiração para criar o personagem vigilante de Gotham City, segundo os autores, veio de outros personagens, como O Zorro e O Fantasma. Outra inspiração seria The Bat (O Morcego), filme mudo estadunidense de 1926 do gênero mistério, suspense e terror, escrito e dirigido por Roland West, com roteiro baseado na peça teatral The Bat, de Mary Roberts Rinehart e Avery Hopwood, por sua vez baseada no romance The Circular Staircase, de  Mary Roberts Rinehart, publicado em 1908. Esse filme está no Youtube, em inglês e com legendas também em inglês e você pode assistir AQUI.

Com o cinema se tornando uma forte indústria de entretenimento nos Estados Unidos somado ao sucesso do personagem nos quadrinhos, incentiva produtores a criarem adaptações tanto para cinema como seriados de TV.

Neste artigo, mostraremos os atores que deram vida ao personagem e os filmes e séries em que trabalharam.

1. Lewis Wilson

O primeiro e mais jovem ator a interpretar o Batman, na série Batman, de 1943 da Columbia, num total de 15 episódios. Nasceu em 28 de janeiro de 1920. Ator estadunidense. Atuou em seriados e longa-metragens. Nesse seriado, o Batman teve a ajuda de Robin, interpretado por Douglas Croft, que na época tinha 17 anos de idade.

À esquerda, o ator Lewis Wilson, interpetando Bruce Wayne. À direita, Batman (Lewis Wilson, com Robin, interpretado por Douglas Croft.

Quando os Estados Unidos entrou na Segunda Guerra Mundial, em 1943, a Columbia Pictures criou o primeiro seriado do Batman. Ao longo dos quinze episódios, o super-herói lutou contra o vilão Dr Daka, um líder de um grupo decidido a estabelecer o controle japonês sobre a América. Em 1954, Wilson fez o seu último trabalho como ator e foi viver numa pequena cidade da Califórnia. Morreu em 9 de agosto de 2000, em San Francisco, aos 80 anos.

A série completa de 1943 está disponível no Youtube, com legendas em português. Você pode assistir AQUI.

2. Robert Lowery 

Nasceu em 17 de outubro de 1913, em Kansas City, estado do Missouri. Antes de ser ator, ele se destacou no baisebol. Trabalhou em diversos filmes e um deles foi A marca do Zorro, de 1940. Participou também de filmes de Westerns, séries de TV e peças de teatro.

Robert Lowery como Batman e Johny Duncan como o ajudante Robin. 1949.

Lowery assumiu o papel na série seguinte, Batman & Robin de 1949, juntamente com Johnny Duncan no papel de Dick Grayson / Robin, o Menino Maravilha. O seriado deveria ser uma continuação do seriado de 1943, porém com atores diferntes. O ator participou de diversos filmes de ação, suspense, faroeste, comédias, séries de TV e espetáculos teatrais. Em 1956, ele estrelou um episódio de As Aventuras do Super-Homem, marcando a primeira vez que um ator do Batman compartilhou tempo na tela com um ator do Superman. Lowery morreu de insuficiência cardíaca aos 58 anos em seu apartamento em Los Angeles em 26 de dezembro de 1971.

Johnny Duncan, por sua vez, norte-americano, nasceu em 7 de dezembro de 1923 em Kansas City, Missouri. Iniciou sua carreira como dançarino de swing e teve aparições em filmes e séries de TV, mas sem muito destaque. Morreu em 8 de fevereiro de 2016 aos 92 anos em Davenport, no estado da Flórida.

A série completa em vídeo único, quase quatro horas de duração e colorizado, você pode assistir AQUI.

3. Adam West

Nasceu em 19 de setembro de 1928, em Walla Walla, uma pequena cidade em Washington. Foi ator e dublador. Quando tinha 10 anos de idade, Adam West colecionava revistas em quadrinhos e o personagem que mais o impressionou foi… Batman. West iniciou sua carreira em 1957, participando de seriados de TV. Depois de trabalhar em filmes de faroeste, ele foi convidado para interpretar Batman no seriado de TV que foi ao ar entre 1966 a 1968. Ele participou como dublador em outros filmes de animação de Batman. Adam West faleceu em 9 de julho de 2017, em Los Angeles, Califórnia, vítima de leucemia.

Adam West e Burt Ward na icônica série da década de 1960.

Desde a primeira temporada, o seriado contou com a participação de outros dois heróis: Robin, de Burt Ward, e Batgirl, interpretada por Yvonne Craig. 

Burt Ward é ator, dublê, dublador e comediante, nasceu em Los Angeles em 6 de julho de 1945. Além do seriado, Burt participou de vários filmes e seriados, como ator e dublador. Uma de suas últimas participações foi no episódio “Crise nas Infinitas Terras: parte um” em que é mostrado que a série antiga do Batman se passa na Terra-66. 

Yvonne Joyce Craig nasceu em Taylorville, no estado de Illinois, em 16 de maio de 1937. Foi atriz, dançarina e dubladora. Participou de algumas séries de TV como Star Trek e Viagem ao Fundo do Mar, além de dois filmes com Elvis Presley. No entanto, o trabalho que marcou sua carreira foi o seriado Batman. Yvonne faleceu em Los Angeles, em 17 de agosto de 2015, por complicações com câncer.

Yvonne Craig como Batgirl na série Batman, 1968.

Em 1979, West vestiu mais uma vez o uniforme de Batman no especial de televisão Legends of the Superheroes, em que vários super-heróis se encontram para lutar contra velhos vilões, mas tudo em formato de sátira. Também teve a participação de Burt Ward como Robin. 

Você pode assistir aqui no Youtube esse especial AQUI e AQUI. Todos estão em inglês e não há legendas.

Ao comemorar os 50 anos da Editora, a DC Comics homenageou West na publicação de Fifty Who Made DC. O seriado recebeu um grande reconhecimento, mesmo que um pouco tarde. Em 5 de abril de 2012, Adam West recebeu a estrela na Calçada da Fama de Hollywood. Em janeiro de 2020 foi a vez de Burt Ward.

O último trabalho em live action de Batman e Robin, de West e Ward foi De volta à Batcaverna, filme de 2003 de quase uma hora e meia de duração. O Batmóvel foi roubado de uma exposição em um museu e os atores vão tentar descobrir o paradeiro do carro. Aqui eles não são os personagens da série, mas eles mesmos. Enquanto buscam pistas, vão se lembrando dos áureos tempos do programa da TV. Há a participação de antigos vilões.

Cartaz do especial Retorno à Batcaverna, filme de 2003. O sub-título é As desventuras de Adam e Burt (The misadventures of Adam and Burt)

O interessante desse filme e que, à medida que os dois vão investigando, eles vão contando como surgiu o seriado na década de 1960. Esse filme está no Youtube, em inglês, com legendas em português e você pode assistir AQUI.

Se você quer ver ou relembrar algumas “bat-lutas” do antigo seriado, você pode assistir AQUI.

4. Michael Keaton

Depois de vinte anos do fim do seriado Batman, em 1989, a Warner Bros assumiu a produção de um filme de Batman. A escalação de Michael Keaton (Coraopolis, do estado da Pensilvânia, 5 de setembro de 1951) causou uma forte reação contrária na época. O ator era conhecido por trabalhos em comédias e os fãs do super-herói não acreditavam que Keaton fosse a melhor escolha. O filme teve a participação de Jack Nicholson (Coringa) e Kim Basinger e foi um sucesso, sendo que Keaton foi muito elogiado por sua atuação. Muitos críticos consideram como uma das melhores versões, dividindo muitas vezes esse posto com a versão de Christian Bale.

Michael Keaton voltou a interpretar o super-herói em Batman Returns (1992), que enfrentou os vilões Pinguim (Danny DeVito) e Mulher-Gato (Michelle Pfeiffer). 

Michael Keaton em Batman, 1989. O filme retomou o formato das HQs, mostrando o personagem mais sombrio.

Quando estreou o primeiro filme, em 1989, a grande surpresa foi ao mostrar Gotham City bastante sombria, diferente do que marcou o antigo seriado da TV.

Michael Keaton participou de diversos trabalhos nas telonas, mas o destaque fica para outros filmes e seriados de super-heróis. Um deles é Homem-Aranha: de volta ao lar (2017) e Morbius (2022), em que o ator vive o vilão Abutre.

Uma participação muito esperada será no filme The Flash, prevista para estrear em novembro de 2022. O filme traz o ator Ezra Miller no papel de Barry Allen / Flash e a participação de Michael Keaton será viver uma das versões de Batman no multiverso. Também deve participar o ator Ben Affleck, retomando o seu papel de Batman. O filme tem estreia marcada para novembro de 2022. Keaton tem prevista a sua participação como o morcego no filme Batgirl que estreará em 2022 direto na plataforma da HBO.

A partir de Michael Keaton, todas as versões seguintes de Batman são conhecidas também com o nome de seus diretores. Os dois filmes de Keaton tiveram a direção de Tim Burton.

5. Val Kilmer

Michael Keaton recusou fazer um terceiro filme de Batman e a tarefa de vestir o manto do morcego coube a Val Kilmer (Los Angeles, 31 de dezembro de 1959) no longa-metragem Batman Eternamente (1995).  Nesse filme, o herói tem que enfrentar dois vilões conhecidos: Duas Caras (Tommy Lee Jones) e Charada (Jim Carrey), mas tem a ajuda Dick Grayson/Robin interpretado por Chris O’Donnell. O filme dividiu as críticas, mas se deu bem nas bilheterias. A direção foi de Joel Schumacher.

Val Kilmer no filme de 1995, Batman Eternamente. Teve a participação de Chris O’Donnell, como o ajudante Robin.

6. George Clooney

O ator assumiu o papel do herói em Batman e Robin (1997) como uma continuação do filme anterior e substituindo Val Kilmer, que não quis fazer outro filme com o mesmo personagem. Chris O’Donnell retomou seu papel de Robin. O elenco contou com Arnold Schwarzenegger (Senhor Frio), Uma Thurman (Hera Venenosa)  e Alicia Silverstone (Batgirl). Esse filme é considerado como o pior de super-heróis, tendo recebido onze indicações para o Prêmio Framboesa de Ouro. A direção também foi de Joel Schumacher.

George Clooney como Batman no filme de 1997. O elenco também contou com Alicia Silverstone (Batgirl) e Chris O’Donnell (Robin)

7. Christian Bale

Uma trilogia de grande sucesso foi criada a partir de 2005 com Batman Begins. Coube a Christopher Nolan dirigir o filme que tinha Christian Bale no papel de Bruce Waine / Batman. O filme conta a origem do herói e sua jornada para se tornar o Batman. Foram feitas muitas mudanças tanto no uniforme quanto dos equipamentos, principalmente o batmóvel. Em Batman Begins, os vilões são O Espantalho (Cillian Murphy) e  Ra’s Al Ghul (Liam Neeson).

Chritian Bale no papel de Batman na trilogia dirigida por Christopher Nolan.

Em Batman: o cavaleiro das trevas (2008), os vilões são o Coringa, de Heath Ledger, e Duas-Caras (Harvey Dent). Em 2012, Batman: o cavaleiro das trevas ressurge encerra a trilogia de Christopher Nolan. Nesse filme, o herói precisa enfrentar o terrorista Bane (Tom Hardy). Esse último filme recebeu elogios nas partes de direção, roteiro, elenco, trilha sonora e a forma como conclui a trilogia.

8. Ben Affleck

O Homem-Morcego foi vivido no cinema por Ben Affleck (Berkeley, na Califórnia, 15 de agosto de 1972), que não agradou os fãs já no seu anúncio. Porém, alguns elogios vieram sobre a natureza agressiva do personagem, enquanto outros o acharam um pouco frio demais. 

Foram três filmes em que Ben Affleck interpretou Batman. O primeiro foi Batman vs Superman (2016), com a participação de Henry Cavil como o Superman e Gal Gadot como Mulher-Maravilha em confronto com Lex Luthor (Jesse Eisenberg) e Apocalipse, um monstro criado com tecnologia de Kripton.

Ben Affleck na versão de Batman vs Superman e em Liga da Justiça.

Em Esquadrão Suicida (2016), dirigido por David Ayer, Affleck teve uma breve participação, mas em cenas de luta. Em Liga da Justiça (2017), Bruce Wayne/Batman e Diane Lane/Mulher Maravilha montam uma equipe de super-heróis composta por Flash, Aquaman e Ciborgue para enfrentarem juntos o Lobo da Estepe e seu exército de parademônios, junto com Superman, que retorna à vida.

Esse filme recebeu a versão do diretor, Zack Snyder, depois de muitas discussões e pressões tanto por parte do próprio diretor quanto do grande número de fãs. A versão recebeu cenas novas e mudanças consideráveis nos efeitos especiais.

Apesar de toda a movimentação dos fãs, a Warner não se empolgou em seguir com filmes com o grupo de super-heróis. Ben Affleck afirma que não pretende mais vestir o manto do personagem Batman, mas sua despedida será no novo filme The Flash que estreará no final de 2022.

9. Robert Pattinson

O mais recente ator a interpretar Batman ficará a cargo de Robert Pattinson. A estreia deve acontecer no primeiro trimestre de 2022. A carreira de Pattinson (Londres, 13 de maio de 1986) iniciou em 2004 e desde então participou de muitos filmes de sucesso, como dois filmes da saga Harry Potter e como protagonista da franquia Crepúsculo. Por conta dessa franquia, houve uma dúvida sobre a escolha do ator para interpretar um novo filme do Batman. As dúvidas foram seguindo, movimentando as redes sociais em que se falava no assunto, até que começaram a serem divulgados os primeiros teasers do filme. As surpresas começaram a dar lugar às dúvidas e passou a se criar uma expectativa muito grande sobre o novo filme.

Robert Pattinson, como Batman, deverá dar outro rumo e uma nova abordagem ao personagem.

10. Batman no Arrowverse

No universo do Arqueiro Verde (Arrowverse) houve o cruzamento de super-heróis com episódios em uma ou outra série. Começou com Arqueiro Verde e Flash. Depois vieram Supergirl e Superman. Em vários episódios do Arrowverse (Arrow, Flash, Supergirl e Lendas do Amanhã) há referências diretas ou indiretas ao Batman, Bruce Wayne ou a algum evento que esteja relacionado ao personagem, incluindo o nome da cidade de Gotham City.

No crossover Crise nas Infinitas Terras, no episódio 9 da primeira temporada de Batwoman, teve uma das versões de Bruce Wayne, que se aposentou como Batman e usa um exoesqueleto após sofrer graves lesões. O ator foi Kevin Conroy, que dublou o Batman em diversos filmes de animação.

Kevin Conroy como Bruce Wayne no episódio nº 9 da primeira temporada de Batwoman, de 2019, interpretada por Ruby Rose.

11. BATMAN NA SÉRIE “GOTHAM”

A série Gotham, que está na Netflix (até o momento em que este artigo está sendo escrito, janeiro de 2022) narrou os antecedentes da cidade do Batman e focou toda a série no detetive Gordon, mas também no garoto Bruce Wayne. Além desses, mostrou-se a origem dos maiores vilões do Batman: Coringa, Pinguim, Mulher Gato, Charada, entre outros. Somente nos últimos instantes do último episódio da quinta e última temporada, tivemos a aparição do Batman, mas tudo num relance. Bruce Wayne foi interpretado por David Mazouz que, certamente, vestiu o manto do morcegão no final.

David Azmouz foi o mais jovem ator a vestir, mesmo que rapidamente, o traje do Batman. Infelizmente, isso aconteceu nos segundos finais do último episódio da quinta e última temporada de Gotham, série que está na Netflix.

Essa rápida aparição deixou os fãs bastante frustrados, mas com a expectativa de haver uma sexta temporada, dessa vez com Batman em ação. Infelizmente, os produtores informaram que o arco narrativo de Gotham se encerrou na quinta temporada, pois, segundo eles, todo o resto o público e os fãs jã conhecem.

FINALIZANDO

Além de filmes também tivemos as animações, incluindo as versões lego, que foram muitas. Algumas dessas, os atores que fizeram os personagems em live action também dublaram os seus personagens, incluindo Adam West. Todos ficaram de fora desse artigo, mas poderemos fazer outro somente com essas versões animadas.

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.