FILMES E SÉRIES DE TV

‘Foundation’: Fim da Segunda Temporada Foi Explosiva

Uma livre adaptação de uma obra épica e consagrada da literatura de ficção científica chegou ao final de sua segunda temporada de forma marcante.

Paulo Bocca Nunes

ALGUMAS OBSERVAÇÕES SEM PERIGO DE SPOILER

  1. No release da Apple, antes da estreia da segunda temporada, afirmava que a guerra entre Terminus e o Império estava para começar. No entanto, Hari Seldon mostrou toda a sua inteligência e astúcia ao usar a psico-história para preparar o cenário e prever eventos com uma precisão incrível. Dessa forma, a guerra teve um final muito surpreendente.
  1. Os personagens Bel Riose e Rober Mallow foram importantes nos romances, mas na série cada um foi determinante para o desfecho incrível.
  1. Demerzel, o robô que é a extensão do Império, teve a sua história revelada. Na primeira temporada houve surpresa com as atitudes de Demerzel, desobedecendo as Leis da Robótica. Ao longo da segunda, observou-se que o robô podia desempenhar ações emotivas e a experimentar avalanches emocionais. A forma como Demerzel enfrenta conflitos com seus “sentimentos programados” e as consequências de suas ações mudam totalmente a visão que se tinha desse robô.
  1. O casamento do Imperador Dia com uma jovem rainha vingativa, segundo o release da Apple, teve um desfecho tão surpreendente quanto foi a descoberta da sabotagem da clonagem imperial. Houve consequências marcantes e decisivas no processo de sucessão envolvendo os três imperadores.
  1. No planeta Ignus, Gaal Dornick desenvolve seus poderes psíquicos. No entanto, a cadeia de eventos para alcançar esse objetivo levou a um sacrifício muito importante e doloroso.
  1. No final, três acontecimentos anteciparam a terceira temporada: haverá uma salto temporal de mais de cem anos; haverá a chegada do Mulo e os habitantes de Ignus serão a base para a criação da Segunda Fundação.
  1. Os planos de Hari Seldon para Terminus eram totalmente diferentes do que todos imaginavam. Mais impressionante foi o resultado da guerra entre Terminus e o Império e ainda assim, tudo estava nos cálculos de Seldon.. 

ALGUMAS OBSERVAÇÕES COM SPOILER

  1. O fim de Terminus e a morte do Imperador Dia eram alternativas nos cálculos de Hari Seldon. O psico-historiador ainda diz que, para o plano dar certo, era preciso sacrificar o planeta e a Fundação. Esse fato não ocorreu nos livros de Asimov. Pelo contrário, foi se desenvolvendo e se tornando cada vez mais forte, ao ponto de se rebelar contra a Segunda Fundação e se empenhar em destruí-la.
  1. O Vault tinha uma função maior do que apenas ser a casa de uma projeção de Hari Seldon. Mesmo ao destruir Terminus, o Vault serviu como uma nave para levar os habitantes para outro local. Fica a dúvida para onde o Vault vai levar os habitantes de Terminus e o que irão fazer. Como Demerzel retornou a Trantor antes da destruição de Terminus, e ela trouxe à vida os três imperadores clones, presume-se que haverá uma busca pelos habitantes de Terminus por representarem um perigo ao Império.
  1. Ao decantar os três clones, Demerzel anuncia que está de posse do Primeiro Radiante, o objeto quântico que Seldon usou para prever a queda do Império. Ela afirma que irá estudá-lo, algo que leva a algumas conclusões. Demerzel nada sabia sobre O Primeiro Radiante antes de pegá-lo. Isso é mais uma mudança em relação aos livros. A outra conclusão é que deseja usar o objeto para fazer cálculos de como reverter a queda do Império. Pelas palavras de Hari Seldon para Gaal Dornick e Salvor Hardin, o primeiro radiante é um computador quântico em estado de sobreposição, ou seja, ele existe em dois lugares ao mesmo tempo.
  1. A revelação de Demerzel sobre como foi criada e desenvolvida, e ainda programada para amar o primeiro imperador Cleon, deu uma origem diferente em relação aos livros. A programação dada ao robô, deixando escravo da dinastia, fazendo o que não consegue evitar, por mais que queira. A programação feita por Cleon I faz com que Demerzel desobedeça as Leis da Robótica. Essa programação de Demerzel, faz com que a máquina desenvolva algo muito próximo de sentimentos, e isso gera um conflito interno muito grande. 
  1. Os mentálicos vão surgir como uma arma contra o Mula, na terceira temporada. Isso acontece, de certa forma, nos livros de Asimov. Porém, como a série seguiu um caminho totalmente diferente, não se pode dizer o que realmente vai acontecer. Na segunda temporada, Gaal Dornick viu, por meio de premonição, de Salvor Hardin morrer pelas mãos do Mulo 150 anos no futuro. Porém, Hardin morre muito antes disso, o que pode mudar totalmente os eventos do futuro e da própria Fundação.
  1. O Irmão Alvorada engravidou a Rainha Sareth do Cloud Dominion, a noiva do Irmão Dia, o imperador de fato. No entanto, ele teve que fugir para escapar de Demerzel. O Imperador Dia planejou um casamento que gerasse filhos e assim fosse uma pedra nas previsões de Seldon. Com sua morte e a fuga de Alvorada com Sareth, como ficará o jogo do poder político do Império? Enquanto os imperadores continuarão a clonagem, algo que Demerzel está programada a fazer, Alvorada deixará descendente natural.

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.