FILMES E SÉRIES DE TV

Perdidos no espaço: 3ª temporada em 2021 na Netflix

Um clássico da cultura pop está de volta na plataforma gigante do streaming em dezembro de 2021. Segundo a produção, será a temporada final para contar a saga da família Robinson.

Por Paulo Bocca Nunes

A série de ficção científica da Netflix, que teve a sua primeira temporada em 2018, é um reboot da série de 1965 que por sua vez foi inspirada no romance Os Robinsons suíços, de Johann Davis Wiss, publicado em 1812. As duas séries são totalmente diferentes entre si e essas também nada tem a ver com o filme de 1998. A série da Netflix busca ser atual em todos os sentidos, mas acima de tudo está indo ao encontro dos aspectos sociais.

Com roteiro de Matt Sazama e Burk Sharpless e a produção executiva de Zack Estrin, a série estreou a primeira temporada em abril de 2018 e a segunda em dezembro de 2019. A expectativa foi grande, pois a série da década de 1960 ganhou espaço na cultura pop por conta da história épica da família Robinson e do personagem que é uma forma de antagonista, o doutor Smith, mas acaba sendo o lado cômico, principalmente quando às voltas com o robô.

De acordo com os produtores, Perdidos no Espaço é a história de uma família que está perdida em uma situação difícil, em constante risco de vida e como tudo isso os desafia e os aproxima.

Na primeira temporada, o ano é de 2044. Um objeto vindo do espaço colide com a Terra e causa sérios problemas na atmosfera que afeta a vida em todo o planeta. A vida em redor do planeta passa por dificuldades.

Dois anos depois, uma espaçonave interestelar, a Resolute, leva famílias que foram selecionadas para colonizar o sistema planetário de Alfa Centauri. Entre as famílias estão os Robinsons.

Mauren é engenheira espacial casada com John Robinson e a mãe de Judy, Penny e Will. John, por sua vez, é ex-fuzileiro naval e pai de Penny e Will. Judy é filha apenas de Mauren, de um casamento anterior.

Outros personagens se juntaram à família ao longo da temporada, mas estavam juntos desde o começo. Don West é o mecânico da nave Resolute, mas também é contrabandista. Tem a sua mascote, Debbie, uma galinha.

Smith, nessa série não é um homem como foi na série de 1965 nem no filme de 1998. Aqui é uma mulher, mas a sua história é bem mais complexa do que os Smith anteriores. June Harris é uma fracassada social e com vários distúrbios mentais. Ela não foi escolhida para embarcar na Resolute e ficou, de certa forma, condenada a permanecer na Terra. Então, ela dá uma droga para sua irmã, rouba dela a sua documentação e embarca na espaçonave.

Na iminência de ser descoberta, ela rouba a identidade de um médico, o Dr. Smith, e o abandona para morrer. Dessa forma, June assume a identidade do Dr. Smith, e se diz ser psicóloga.

Os produtores lembraram-se de homenagear dois antigos atores do antigo seriado que foram convidados para uma participação especial. Bill Mumy, que interpretou o pequeno Will Robinson, deu vida ao verdadeiro Dr. Smith na série atual. Por sua vez, Ângela Cartwright, foi a mãe de June Harris, mas foi a Penny Robinson, a irmã de Will.

Em meio à viagem, a Resolute é atacada por robôs alienígenas muito hostis, forçando os colonos a embarcarem e fugirem nas pequenas naves Júpiter. Seguindo a antiga série, a nave dos Robinsons é a Júpiter 2.

Na fuga desesperada, eles fazem um pouso de emergência em um planeta desconhecido onde vivem perigos e precisam aprender a sobreviver nele. Will encontra um robô parecido com os robôs alienígenas que invadiram a Resolute. No começo se mostra ser um tanto hostil, mas demonstra algo parecido com curiosidade e vontade de aprender tudo sobre a vida orgânica. Assim, aos poucos os dois criam uma grande amizade entre si, tal como no antigo seriado. No final da temporada, um fato inesperado coloca os Robinsons em uma situação muito perigosa. 

Na segunda temporada, sete meses se passaram. A família está em um planeta prestes a entrar em colapso, mas os Robinsons conseguem abandonar o planeta e alcançar a Resolute que apresenta avarias como resultado do ataque dos robôs alienígenas.

Ao longo da temporada foram surgindo vários focos dramáticos de conflito intenso. A constante ameaça de June ser desmascarada e suas ações inescrupulosas para impedir isso. O temor de o comando da Resolute descobrir o robô dos Robinsons. A descoberta por parte dos Robinsons de como a espaçonave interplanetária conseguiu a tecnologia para fazer viagens interestelares com velocidade acima da luz e como isso está conectado à invasão dos robôs alienígenas.

Após novo ataque dos robôs à Resolute há nova evacuação. Dessa vez, os Robinsons enfrentam uma situação bastante difícil de resolver que gera vários outros problemas. Um deles é a nave Júpiter alcançar o sistema binário que, presume-se, seja a origem dos robôs alienígenas.

A terceira temporada foi anunciada para estrear em dezembro de 2021 e, até o momento em que esse artigo foi escrito (novembro), já circulam dois trailers. Efeitos especiais de tirar o fôlego, viagens espaciais, cenas épicas e atos heroicos. Pelos trailers, nós podemos esperar um destaque para Will Robinson.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.