GALERIA DE SUPER-HERÓIS

Superman: todos os atores e filmes do Homem de Aço.

Um dos maiores ícones da cultura pop desde a sua criação em 1938 tem recebido várias adaptações para cinema e séries de TV, tanto filmes quanto animações. Neste artigo vamos falar somente sobre os atores que interpretaram Superman nas adaptações em live action.

Por Paulo Bocca Nunes

Nos tempos mais antigos, quando as histórias e feitos de guerreiros eram contadas de um lugar a outro, invariavelmente havia acréscimos que transformavam esses guerreiros em heróis filhos de deuses para explicar seus sucessos e conquistas, mas acima de tudo as suas habilidades que os tornavam vencedores. Muitos desses personagens, que passaram a pertencer às histórias mitológicas, eram dotados de força sobre-humana, eram mais velozes que qualquer outro ser humano, podiam descer ao inferno e voltar ao mundo terreno entre outras habilidades. 

Se fosse nos dias atuais, esses mesmos personagens seriam protagonistas de histórias dos super-heróis que conhecemos. Porém, a origem dessas habilidades superiores teria uma explicação com base em algum aspecto científico. Um deles, e também um dos primeiros super-heróis, é Superman, também conhecido como o Homem de Aço. 

O personagem foi criado pela dupla Joe Shuster e Jerry Siegel e surgiu pela primeira vez na revista Action Comics nº 1, de junho de 1938. Nessa edição, já se tem a história da origem do Homem de Aço. No começo, Superman tinha uma força descomunal e não voava, mas dava saltos gigantescos que o levava a distâncias muito longas.

Revista Action Comics, nº 1, junho de 1938. Nesta revista tem a primeira história sobre Superman.

Superman foi também o primeiro super-herói a ter uma revista intitulada com seu nome e a primeira edição da revista foi publicada no verão de 1939. Desde o seu surgimento, o que se mostra de Superman é uma pessoa de índole tranquila e voltada para a justiça, principalmente dos mais fracos e desamparados. O Superman, sabedor de suas habilidades físicas superiores a qualquer humano normal, não faz uso delas para prejudicá-la, mas para ajudá-la. Não demorou para Superman alcançar o gosto do público. No entanto, foram necessários dez anos para a primeira aparição na TV. Abaixo apresentamos por ordem cronológica todos os atores que interpretaram o personagem em filmes e seriados de TV. Deixamos de fora todas as produções de animação e dublagens.

1. Kirk Alyn

Kirk Alyn nasceu em 8 de outubro de 1910, em Nova Jersey. Desde a década de 1930 ele tentava a carreira artística em peças da Broadway como cantor e dançarino. Mudou-se para Hollywood no início da década de 1940 com o sonho de atuar em filmes.

Depois de atuar em filmes de baixo orçamento, com participações não muito importantes, ele foi chamado para interpretar o Superman num seriado. Até um pessoal da DC foi conferir se Kirk Alyn seria apropriado e, segundo o próprio ator em antiga entrevista, o acharam parecido com o Superman dos quadrinhos.

A primeira aparição em live-action do Homem de Aço foi em um seriado de 15 episódios em 1948. Na abertura, mostrava o planeta Kripton próximo de um colapso antes de explodir e os pais do pequeno Kar-El (Clark Kent / Superman) preparando o foguete que levará o bebê para a Terra. O primeiro episódio também mostra a chegada da criança e como os seus pais adotivos o encontraram.

Kirk Alyn em três momentos. A terceira foto é da década de 1970.

O seriado mostra Clark Kent conseguindo um emprego como repórter no jornal Daily Planet e conhecendo Lois Lane (Noel Neill) e Jimmy Olsen. No seriado, Superman enfrenta a vilã Mulher Aranha. Outra participação de Alyn como Superman foi no filme de 1950, Atom Man vs. Superman, tendo Lyle Talbot interpretando o arqui-inimigo, Lex Luthor.

As condições técnicas não eram muito adequadas na época e Alyn tentou fazer cenas voando como Superman usando fios, mas eles ficaram visíveis na edição final. Então, o voo do personagem Superman era feito com Alyn saltando e na sequência ele se transformava em desenho animado. 

Alyn teve dificuldades de novos trabalhos depois do seriado de 1948 e do filme de 1950, mas conseguiu alguns papéis em filmes e seriados. Ele foi convidado para dar vida ao personagem mais uma vez em 1951, mas Alyn recusou. Em 1971, ele publicou uma autobiografia intitulada “A Job for Superman”. 

Em Superman: o filme, de 1978, tendo Christopher Reeve como o personagem título, Kirk Alyn e Noel Neill tiveram breves aparições como pai e mãe de Lois Lane (Margot Kidder). A cena não saiu no corte final do filme, mas foi restaurada em outras mídias após a estreia no cinema.

Em 1981, Alyn teve breve participação em uma paródia de Superman, no entanto pela sua importância por ter sido o primeiro ator a interpretar Superman, Alyn recebeu o reconhecimento da DC e foi homenageado num especial de TV, em 1988, pela passagem do 50º aniversário da empresa. Kirk Alyn morreu em 14 de março de 1999 de Alzheimer, em The Woodlands, Texas, aos 88 anos.
Há um arquivo de várias cenas do seriado de 1948 com Kirk Alyn, que estão no Youtube. Você pode assisti-los AQUI.

2. George Reeves

Nasceu em 5 de janeiro de 1914, em Woolstock, Iowa. Estudou artes cênicas em Pasadena, na Califórnia, mas também dedicou-se ao boxe e à música. Participou do filme “E o vento levou” no papel de Stuart Tarleton, um dos jovens ricos sulistas que cortejam Scarlet O’Hara. Interrompeu sua carreira para prestar serviço militar em 1943 por causa da Segunda Guerra Mundial, mas no seu retorno, nunca mais conseguiu papéis importantes. 

Em 1951 foi escolhido para interpretar Superman no seriado “Adventures of Superman“, que durou até 1958 num total de 104 episódios. Além do seriado, Reeves participou do longa-metragem “Superman and the Mole-Men“, de 1952.

Em 16 de junho de 1959, Reeves foi encontrado morto com um tiro na cabeça em sua casa em Los Angeles. Os rumores da época diziam ter sido suicídio devido à depressão, já que, com o cancelamento da série, o ator não conseguia outros trabalhos. Outros rumores falavam de homicídio pelo fato de Reeves ter se envolvido com a mulher de um chefão dos estúdios de Hollywood. 

A vida de George Reeves ganhou as telas de cinema com o filme “Hollywoodland“, de 2006, com Ben Affleck no papel de George Reeves. No filme, Affleck fez algumas cenas interpretando Reeves como Superman. Nesse caso, podemos dizer que Affleck foi, de certa forma, mais um ator que viveu o papel de Superman e um dos poucos a interpretar dois super-heróis da mesma empresa. No caso de Affleck, ele interpretou também o Batman. O outro exemplo é Chris Evans que participou dos filmes O Quarteto Fantástico, de 2005 e 2007, como o personagem Johnny Storm, o Tocha Humana.

3. Christopher Reeve

Nasceu em Nova Iorque, em 25 de setembro de 1952. Foi ator, diretor, produtor e ativista norte-americano. No cinema, o seu papel mais conhecido foi como o filho de Kripton em quatro filmes. Para muitas pessoas Reeve deu o formato definitivo ao personagem, tornando-se um ícone do gênero. os filmes são os seguintes:

Superman, de 1978, começou o gênero de filmes de super-heróis. Neste filme clássico, vemos a história da origem do Superman: seu pai Jor-El (Marlon Brando) o envia do mundo agonizante de Krypton para a Terra, onde sua estrutura molecular única lhe dá superpoderes. Ele é criado pelos Kents até descobrir a verdade sobre sua origem e tem que enfrentar Lex Luthor (Gene Hackman), que planeja afundar a costa oeste dos Estados Unidos com uma arma nuclear.

Superman II: a aventura continua, de 1980, mostra o herói levando uma bomba de hidrogênio e, inadvertidamente, libera três criminosos de guerra kryptonianos liderados pelo General Zod (Terence Stamp). Com os mesmos poderes do Superman, os três kryptonianos partiram para conquistar a Terra. Enquanto isso, Superman se livra de seus poderes para que possa viver uma vida normal com Lois Lane (Margot Kidder).

Em Superman III, de 1983, Clark Kent volta para sua cidade natal, Smallville, no Kansas. Enquanto isso, o CEO da empresa Webscoe, Ross Webster (Robert Vaughn), contrata um programador de computador talentoso, mas desajeitado, para ajudá-lo a destruir seus concorrentes e matar o Superman. Para isso, ele cria um computador diabólico Superman se depara com uma kryptonita sintética, que divide sua personalidade em duas: o bom Clark Kent e o mau Homem de Aço. Esse filme não foi muito bem recebido pela crítica e público.

Superman IV: em busca da paz, de 1987, trata de desarmamento nuclear. O herói anuncia que pretende destruir todas as armas nucleares, as nações da Terra concordam também e começam a disparar as armas para o espaço. No entanto, Superman pretende pegar as armas no espaço e jogá-las no sol. Enquanto isso, o inimigo do Superman, Lex Luthor (Gene Hackman), anexa uma mecha do cabelo do Superman a uma das armas nucleares e, quando é jogada ao sol, cria outro ser superpoderoso, o Homem Nuclear (Mark Pillow), que é potencialmente igual ao Superman. A crítica não foi nada boa: roteiro muito fraco e efeitos especiais muito ruins. Foi o filme de Superman que menos arrecadou até hoje.

Todos esses filmes, com versão estendida do diretor, estão disponíveis na HBO max.

Um acidente mudou a carreira de Reeve. Em 27 de maio de 1995, um acidente durante uma prova de hipismo, esporte que ele apreciava, o deixou tetraplégico devido a uma fratura nas suas duas primeiras vértebras cervicais, o que acabou por lesionar a sua medula espinhal. Um ano depois, foi aclamado em pé na cerimônia do Oscar. O ator e eterno Superman veio a falecer em 10 de outubro de 2004, aos 52 anos, vítima de um infarto causado por uma infecção.

4. John Haymes Newton 

Nasceu em 29 de dezembro de 1965 em Chapel Hill, Carolina do Norte. Interpretou o personagem Clark Kent na sua juventude na série de quatro temporadas, Superboy, entre 1988 e 1992. Na quarta e última temporada, a série passou a se chamar As aventuras de Superboy. 

O ator participou apenas da primeira temporada pelo fato de os produtores não estarem satisfeitos com a sua forma de atuação. A primeira temporada mostrou Lex Luthor realizando esquemas ilegais de ganho financeiro e os vilões eram traficantes de drogas e chefões do crime organizado.

5. Gerard Christopher 

Nasceu em Nova York em 11 de maio de 1959. Substituiu John Haymes Newton na série Superboy e interpretou Clark Kent de 1989 até 1992. No restante da temporada, ele também trabalhou como produtor e roteirista. 

Gerard foi um fã do Superman e chegou a assistir a série “As Aventuras do Super-Homem” estrelada por George Reeves. A audiência não estava boa, mas com os novos argumentos nos roteiros, trazendo temas mais adultos, a audiência voltou a subir.

Christopher chegou a fazer o teste para o papel de Superman / Clark Kent para Lois & Clark: As Novas Aventuras do Superman, série de TV entre 1993 e 1997, e acabou sendo escolhido. No entanto, quando os produtores souberam que ele já havia interpretado o papel, ele foi dispensado e substituído por Dean Cain.

6. Dean Cain

Dean Cain nasceu em Mount Clemens, no estado de Michigan, em 31 de julho de 1966. Bacharelou-se em História pela Princeton University. Fez uma tentativa no futebol norte-americano, mas uma lesão no joelho interrompeu seus sonhos. Iniciou sua carreira de ator participando de comerciais e aparecendo em programas populares de TV.

Em 1993 assumiu o papel de Superman em “Lois & Clark: The New Adventures of Superman”, série que durou até 1997. A série se concentra no relacionamento entre Clark Kent e Lois Lane. Todas as temporadas são exibidas pela Rede Brasil de Televisão.

A série traz, mais uma vez, a origem de Superman: um foguete chega à Terra nos arredores de Smallville, estado do Kansas, o casal Jonathan e Martha Kent encontram um bebê dentro do foguete e o adotam. No entanto, toda a série se passa em torno de vinte e sete anos depois, quando Clark está em Metrópolis e consegue um emprego de repórter no Daily Planet onde conhece a repórter Lois Lane por quem se apaixona. 

Na sua primeira tarefa, Superman interfere nos negócios ilegais de Lex Luthor (John Shea) e a partir daí, os dois se tornam inimigos. Lex descobre a fraqueza de Superman e ao longo das quatro temporadas, eventualmente, os dois se confrontam. 

Muitos vilões surgiram nas quatro temporadas, mas o evento mais importante foi o casamento entre Clark e Lois. Como a DC, detentora dos direitos do super-herói, havia planejado uma revista com o casamento, a produção da série pediu para esperar pelo lançamento e assim coincidir com o casamento entre os dois personagens na série. Isso aconteceu na quarta e última temporada.

O Clark Kent / Superman dessa série foi muito diferente do apresentado por Christopher Reeve. Menos atrapalhado e com um penteado diferente, sua personalidade também teve mudanças. 

7. Tom Welling 

Nasceu em Putnam Valley, em 26 de abril de 1977. Ator, diretor, produtor e ex-modelo, ainda hoje é muito reconhecido por ter dado vida ao jovem Clark Kent na sua cidade, Smallville, nome dado ao seriado que foi ao ar entre 2001 e 2011.

Welling não queria participar das audições que escolheriam o ator para interpretar o personagem. O motivo mais forte foi saber que o personagem Clark / Superman iria permanecer na memória das pessoas na sua carreira e na sua história pessoal. Isso poderia prejudicá-lo com outros futuros trabalhos. Só depois de ler o roteiro e conhecer como seria a produção, ele fez a audição e passou. Assim como Christopher Reeve, Welling nunca leu as histórias em quadrinhos do Superman e nunca foi um fã. 

A série Smallville acompanha a trajetória do jovem Clark Kent na sua cidade nos anos que antecedem a sua mudança para Superman. A ideia foi mostrar o personagem vivendo em tempos atuais e mesclar a modernidade do século XXI com elementos e valores antigos. A partir da quinta temporada, a série mostra Clark adulto, vivendo em Metrópolis e trabalhando no Daily Planet.

Ao longo de toda a série, Clark toma conhecimento de toda a sua história relacionada à Kripton e observa como as mudanças acontecem na mente do personagem. Uma das mudanças importantes está relacionada à origem de Lex Luthor, que na série vive em Smalville e é amigo de Clark.

Tom Welling no começo da série como Clark Kent jovem em Samllville. Ao centro, a sua participação no crossover Crise nas infinitas terras.

A série também apresenta outros vilões do Superman, como Darkseid, General Zod e Brainiac. Na sétima temporada é introduzida a prima de Clark Kent, a kriptoniana Kara (Laura Vandervoort). As sexta e sétima temporadas também contaram com a participação do personagem Oliver Queen, o Arqueiro Verde, interpretado por Justin Hartley.

Em 2019, Tom Welling voltou a interpretar o personagem no crossover do Arrowverse, Crise nas Infinitas Terras, no episódio 2 da série Batwoman. Todas as temporadas estão disponíveis na Amazon Prime em formato de DVD.

8. Brandon Routh

Nasceu em Des Moines, capital do estado de Iowa em 9 de outubro de 1979. Na sua juventude, ele gostava de ler os quadrinhos de Superman e as pessoas, eventualmente, o comparavam a Christopher Reeve pela semelhança entre os dois.

Iniciou sua carreira participando de videoclips e com pequenos papéis em seriados. A sua escolha para o filme “Superman: returns“, de 2006, ocorreu justamente pelo fato de os produtores verem no ator semelhanças não apenas nos traços físicos, mas também na forma de apresentar o personagem Clark Kent de Christopher Reeve.

Routh participou de muitos filmes e séries. Uma delas foi na série Arrow, na temporada de 2014, quando interpretou o personagem Ray Palmer / Átomo. Com esse personagem, ele voltou em outras séries que fazem parte do universo compartilhado de Arrow: The Flash e Lendas do Amanhã. Routh também reprisou seu papel como Superman no crossover Crise nas Infinitas Terras do Arrowverse de 2019.

O filme de 2006 busca ser uma continuação dos filmes de Christopher Reeve e se passa cinco anos depois de Superman II, de 1980. Inclusive, o diretor Bryan Singer reaproveitou imagens antigas de Marlon Brando para que o holograma do pai biológico de Kal-EL pudesse aparecer no filme. 

Brandon Routh partcipando como Superman no Arrowverse, em Crise nas Infinitas Terras, à esquerda com Melissa Benoist (Supergirl), ao centro com o ator Tyler Hoechlin (Superman na série Supergirl e depois em série própria, Superman e Lois, que estreou em 2021. À direita, Brandon como o personagem Átomo que surgiu inicialmente na série Arqueiro e depois em Lendas do Amanhã.

A história começa com o retorno de Superman à Terra depois de cinco anos de ausência para procurar por destroços de seu planeta natal. Ao chegar, ele percebe que Lois tem um filho e Lex Luthor está livre. Existem algumas incongruências nesse filme que ignoram os acontecimentos de Superman III e IV, de Reeve. Até mesmo a participação de Lex Luthor é bastante confusa.

A crítica se dividiu, mas o filme foi bastante premiado recebendo o prêmio Saturno de melhor ator para Brandon Routh, melhor direção e efeitos especiais. O filme está disponível na HBO Max.

9. Henry Cavill

Nasceu em Saint Helier, Inglaterra, em 5 de maio de 1983) é um ator britânico. Além de Superman também ficou muito conhecido por interpretar Geralt de Rívia, na série The Witcher, produzida pela Netflix. Sua carreira começou em 2002, no entanto, se destacou a partir da introdução de Superman no Universo Estendido da DC. O primeiro filme foi O Homem de Aço (2013), Batman vs Superman: a origem da Justiça (2016) e Liga da Justiça (2017).

Cavill é o primeiro ator não estadunidense a interpretar o personagem. A escolha recebeu elogios da imprensa e O Homem de Aço tornou-se a maior bilheteria entre todos os filmes de Superman. O filme traz mais uma vez as origens de Clark Kent no planeta Kripton. Ele é enviado à Terra pouco antes de seu pai ser assassinado pelo general Zod, que depois é condenado e aprisionado na Zona Fantasma. Clark é adotado na Terra depois de ser encontrado por Jonathan e Martha. Depois de adulto, ele encontra uma nave kriptoniana e descobre as suas origens através do holograma de seu pai, Jor-El. Tudo começa a mudar quando o general Zod escapa da Zona Fantasma com outros condenados. Zod decide fazer da Terra um mundo colonizado por kriptonianos, mas Superman tenta evitar esse plano.

Henry Cavill em 2017 interpretando Superman: o Homem de Aço. Observe-se que o uniforme de Superman recebeu um tom mais escuro de azul, dando ao personagem um tom mais sombrio. Isso se refletiu um pouco na concepção do personagem.

A crítica foi bastante dividida em parte às mudanças bastante consideráveis do personagem. A começar pelo traje totalmente diferente das outras versões. Esse filme traz também um Superman perturbado pela perda do pai e da forma como isso aconteceu. 

Em “Batman vs Superman: a origem da Justiça”, a história começa com a batalha entre Superman e o General Zod que arrasou a cidade de Metrópolis. Bruce Wayne está na cidade no momento e assiste a tudo. Então, ele entende que Superman tornou-se uma criatura sem controle e precisa ser parado. 

O filme traz o vilão Lex Luthor que cria Apocalypse. No final, Superman e Batman se unem para enfrentar Apocalypse e recebem a ajuda de Diana, a Mulher Maravilha. Apesar da boa produção, A origem da Justiça não escapou de críticas, algo acompanhado pela bilheteria nada animadora.

À esquerda, Batman vs Superman: a origem da Justiça (2016). À direita, Liga da Justiça (2017).

Em Liga da Justiça, de 2017, Batman e Mulher Maravilha montam uma super-equipe composta por Flash, Aquaman e Ciborgue para enfrentarem uma grande ameaça: o Lobo da Estepe e seu exército de parademônios. Esse foi outro filme muito criticado, mesmo tendo recebido uma nova versão, que recebeu o nome de Liga da Justiça – Snyder Cut, uma alusão ao seu diretor. Essa versão foi melhor recebida, mas não foi o suficiente para apagar a má impressão da primeira versão. Desde então, os produtores nunca mais se posicionaram em dar continuidade aos personagens, com exceção de Flash, que terá seu filme solo em 2022.

Homem de Aço (2013) e os outros filmes estão disponíveis na HBO Max.

10. Tyler Hoechlin

Nasceu na cidade de Corona, estado da Califórnia, em 11 de setembro de 1987. Começou a atuar aos nove anos de idade e desde então tem participado de muitas produções, inclusive já um Prêmio Saturno de melhor ator quando ainda era muito jovem.

Como Superman, ele apareceu primeiro durante a segunda temporada da série Supergirl. Depois disso, suas aparições foram mais frequentes no Arrowverso nos seriados The Flash, Arrow, Batwoman e Lendas do Amanhã, no evento de Crise nas Infinitas Terras.

Tyler Hoechlin como Superman em Supergirl ,na foto com Melissa Benoist, e nos episódios de Crise nas Infinitas Terras. O traje buscou dar um aspecto moderno, mas mantendo algumas coisas do traje tradicional. Tanto o traje quanto a concepção de personagem foi totalmente diferente da versão de Christopher Reeve, Brandon Routh e de Henry Cavill.

Em 2021 teve início a série Superman e Lois. A atriz Elizabeth Tulloch interpreta Lois Lane. Na série Clark e Lois são casados e voltam para Smallville para criar seus dois filhos, Jonathan (Jordan Elsass) e Jordan Kent (Alex Garfin). Superman e Lois (2021 – programa de TV) Está disponível na HBO Max.

CONCLUINDO

Os super-heróis tem recebido algumas mudanças ao longo dos anos. Isso fica muito mais claro nos mais conhecidos, incluindo aqui o Superman. Mesmo mantendo de um modo geral a sua origem é inegável que o personagem foi recebendo adaptações que respondem mais aos tempos em que estão inseridos. Os primeiros atores que interpretaram o super-herói tinham apenas as revistas em quadrinhos como referência e uma ideia de personagem. No entanto, à medida que novas ideias e realidades (sociais, econômicas e científicas) vão surgindo há uma necessidade natural de trazer para o universo do personagem muitas questões que permeiam o seu tempo.

Certamente, daqui a alguns anos teremos novas versões do Superman e de outros que já fazem parte da cultura pop. Isso não significa que deixarão de ser os super-heróis que conhecemos, mas serão personagens que responderão às necessidades do tempo que ainda virá.

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.