A rede de espionagem e intrigas, em A Casa do Dragão.
A série da HBO, Casa do Dragão, segue o mesmo tom de Game of Thrones: muita intriga e traição no jogo do poder do Trono de Ferro.
Paulo Bocca Nunes
Um dos pontos mais fortes na obra de George Martin é o jogo de intrigas no jogo pelo poder em Westeros. Se em Crônicas de Gelo e Fogo isso foi o mote que conduziu todo o conjunto da obra, em A Casa do Dragão esse aspecto parece ser mais denso, cruel e cheio de traições.
Uma personagem que teve grande destaque nessa primeira temporada e promete ser muito importante na segunda, é Mysaria, a Verme Branco, que já foi comparada a Lord Varys de Game of Thrones.
No episódio quatro, Mysaria informou a Otto Hightower sobre o encontro sexual de Rhaenyra e Daemon em um bordel. Esse fato trouxe mudanças na trama e mostrou Otto como um novo estrategista no jogo. Depois de um afastamento, somente no episódio oito Mysaria reaparece quando revela que ainda mantém um grande controle sobre os segredos dos Targaryen há anos.
Com suas fontes dentro do castelo dos Targaryen, Mysaria tem um forte trunfo nas mãos. A serva pessoal de Alicent é a principal informante e mantém a Verme Branco a par de cada movimento, falha, encobrimento ou crime dos Targaryen. Foi assim que ela soube sobre o chá da Lua que Alicent deu a Dyana, depois que essa foi violentada por Aegon, um dos filhos de Alicent, e as discussões pessoais que ocorreram no jantar da família.
A morte de Viserys abriu caminho para que queixas familiares, segredos e crimes se sucedessem continuamente. Mysaria passa a ter uma visão importante de todas as conspirações que passaram a ocorrer e que se seguirão ao longo da segunda temporada.
Mysaria já trabalhou para Otto Hightower, no entanto, ela foi um antigo romance de Daemon Targaryen. Esse aspecto pode não garantir resultados desejados, já que Mysaria irá trabalhar para o lado que mais a beneficiará, mas ainda assim pode trazer alguns benefícios tanto para Daemon quanto para Rhaenyra, que agora é protagonista na disputa pelo Trono de Ferro contra Alicent e seu filho que foi coroado Rei de Westeros.
Mysaria terá uma forte competição com Lord Larys Strong, que nessa primeira temporada mostrou ser observador minucioso e um estrategista inescrupuloso.
Larys fez a sua primeira aparição de forma bastante discreta, apresentando-se a Alicent no jardim, enquanto ela orava em frente a um represeiro. Com o tempo ele foi ganhando a confiança dela até se tornar o seu informante de tudo o que acontecia no castelo dos Targaryen.
Larys é traiçoeiro, calculista e inescrupuloso, sendo o responsável pela morte da própria família como forma de mostrar lealdade à rainha Alicent. Ao se declarar fiel à rainha, ele sempre oferece os meios mais escusos e sujos para resolver os problemas de Alicent.
Essa lealdade de anos não havia mostrado uma troca de favorecimentos muito clara, até que no episódio nove isso surge de modo inesperado. A rainha recompensa os serviços de Larys, investigar e matar inimigos, mostrando os seus pés enquanto ele se masturba. Isso acontece de forma natural, sem nenhuma palavra, o que mostra não ser a primeira vez que isso acontece e possivelmente faz algum tempo que tal fato ocorre.
Esse fetichismo de Larys pelos pés de Alicent pode ser entendido a partir de uma limitação que o personagem tem em um de seus pés. Inclusive, nessa sequência em que a rainha mostra os pés para Larys, antes disso, há uma tomada de câmera nos pés do personagem que mostram ele caminhando em direção a um sofá, onde se senta de frente para Alicent, sentada em outro sofá.
Foi Larys quem descobriu que Mysaria mantém uma rede de informantes dentro da Fortaleza Vermelha, o que mostra a sua grande capacidade de contra-atacar utilizando de seus recursos e de uma possível rede de informantes dentro da Fortaleza Vermelha. Por isso, e por mostrar lealdade à rainha, ele ordenou aos seus capangas que fosse incendiada a casa de Mysaria. Porém, não fica claro se ela morreu no incêndio. Se a trama seguir o livro, ela sobrevive, pois tem grande importância na dança dos dragões, algo que acontecerá na segunda temporada.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.