FICÇÃO CIENTÍFICA

Adam Link: o robô que inspirou Isaac Asimov

Um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos criou uma obra inigualável. Entre seus temas mais frequentes estão os robôs. Asimov foi o criador da fase Três Leis da Robótica e sempre estiveram em meio aos conflitos entre homem e máquina. Mas, o que inspirou Asimov a criar histórias sobre robôs?

Paulo Bocca Nunes

Isaac Asimov, autor de mais de 500 obras, entre romances, contos, ensaios e textos de divulgação científica, é amplamente reconhecido como um dos pilares da ficção científica moderna. Dentro de sua vasta produção, seus contos e romances sobre robôs ocupam lugar de destaque, ao ponto de merecerem uma classificação própria em forma de série: os livros dos Robôs.

Foi nesse universo ficcional que Asimov desenvolveu a famosa Lei da Robótica — um conjunto de princípios imaginários, mas tão bem elaborados que, mesmo fazendo parte do campo da ficção, passaram a ser discutidos seriamente por legisladores, filósofos e engenheiros de todo o mundo, especialmente agora, em tempos de intensos debates sobre inteligência artificial.

“Tornou-se muito comum, nas décadas de 1920 e 1930, retratar os robôs como inventos perigosos que invariavelmente destruiriam seus criadores. A moral dessas histórias apontava, repetidas vezes, que há coisas que o homem não deve saber. No entanto, mesmo quando era jovem, não conseguia acreditar que se o conhecimento oferecesse perigo, a solução seria a ignorância.”
Onze anos depois, quando nove de minhas histórias de robôs foram reunidas em um livro, a editora nomeou a coleção I, Robot, apesar de minhas objeções. Meu livro é agora o mais famoso, mas a história de Otto estava lá primeiro.
Capa da Amazing Stories, janeiro de 1939. A ilustração faz uma representação de Adam Link.
Página interna Amazing Stories com a história I, Robot, de Eando Binder.
“Seria difícil descrever meus pensamentos.”
“Meus pensamentos são rápidos.”
“Meus pensamentos a partir de então podem ser melhor descritos como meditativos.”

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *