Clássicos da Década de 1980 e 90 na Netflix
Se você frequentava cinemas nas décadas de 1980 e 90 com certeza vai querer assistir as sugestões de filmes que apresentamos neste artigo.
Paulo Bocca Nunes
Para os saudosistas, que viveram os anos loucos de 1980 e 90, corriam para os cinemas de rua para assistir às estreias nas telonas, a Netflix trouxe para o seu catálogo alguns dos mais memoráveis filmes daquela época. São vários filmes de quase todos os tipos de gêneros, que vai agradar a todos. Filmes que fazem da telinha uma máquina do tempo.
PIXOTE – A LEI DO MAIS FRACO (1980)
Com direção de Hector Babenc, o filme oferece uma visão crua e sem concessões da vida nas ruas, abordando temas como crime, prostituição e drogas. Pixote é um menino de dez anos que é detido durante uma ronda policial nas ruas de São Paulo, e levado para um reformatório de menores. Lá, presencia degradação e violência contra os internos. Após dois garotos serem assassinados com envolvimento de guardas do local, Pixote e mais dois meninos fogem. Nas ruas, precisam encontrar meios de sobreviver, nem que para isso tenham que se envolver com o crime, passando a fazer parte de um círculo onde a violência gera mais violência.
CHRISTINE – O CARRO ASSASSINO (1983)
O filme é baseado no livro de Stephen King e dirigido por John Carpenter. Arnie Cunningham adora Christine, um carro modelo Plymouth Fury 1958 que não está em seu melhor estado. Decidido a restaurar o carro a qualquer custo, Arnie dedica todo seu tempo para a tarefa, o que faz com que se afaste dos amigos e da própria realidade. Leigh, sua namorada, e Dennis, seu melhor amigo, procuram o antigo dono de Christine e descobrem que o mesmo aconteceu com ele, antes de vender o carro. É quando eles chegam à conclusão que o único meio de resgatar Arnie é destruindo Christine.
UMA LINDA MULHER (1990)
Um dos mais cultuados clássicos do cinema traz Julia Roberts e Richard Gere em interpretações memoráveis. Um empresário muito rico pede ajuda a uma prostituta que “trabalha” no Hollywood Boulevard e acaba contratando-a por uma semana. Nesse período ela se transforma em uma elegante jovem para poder acompanhá-lo em seus compromissos sociais, mas os dois começam a se envolver e a relação patrão/empregado se modifica para um relacionamento entre homem e mulher. Um dos destaques do filme é a trilha musical, principalmente “Pretty Woman“, de Roy Orbison.
DE VOLTA À LAGOA AZUL (1991)
Por causa de uma epidemia de cólera em um navio, Sarah, uma viúva, é deixada em um barco com um marinheiro e dois bebês, uma menina e um menino. Alguns dias depois, o marinheiro fala que é necessário afogar os bebês para economizar água, mas Sarah o mata. Depois de muitos dias ela chega com os bebês a uma bela ilha, onde ficam por muitos anos. Quando esses bebês, Lilli e Richard, estão com cerca de oito anos, Sarah morre, e os dois precisam amadurecer sozinhos naquela ilha.
O ÚLTIMO DOS MOICANOS (1992)
Dirigido por Michael Mann, o filme é baseado no romance de mesmo nome de James Fenimore Cooper. A história se passa em 1757, durante a guerra entre Inglaterra e França. Um homem criado por índios Hawkeye luta pela justiça e segue os valores moicanos. Ele se apaixona por Cora Munro, a filha de um oficial britânico o que provoca a ira do oficial.
PULP FICTION – TEMPO DE VIOLÊNCIA (1994)
O filme de Quentin Tarantino revolucionou o cinema da época e tornou a obra atemporal. Vincent Vega (John Travolta) e Jules Winnfield (Samuel L. Jackson) são dois assassinos profissionais que trabalham fazendo cobranças para Marsellus Wallace (Ving Rhames), um poderoso gângster. Vega é forçado a sair com a garota do chefe, temendo passar dos limites. Enquanto isso, o pugilista Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar a luta que deveria perder.
LANCELOT – O PRIMEIRO CAVALEIRO (1995)
Uma história que envolve amor, traição e a mística Távola Redonda na época do lendário Rei Arthur. Sean Connery e Richard Gere protagonizam esse épico. O boêmio e espirituoso Lancelot salva a bela Guinevere do ataque de um ex-cavaleiro, Sir Malagant. Eles se apaixonam à primeira vista. Só que a donzela está a caminho de Camelot para se casar com o rei Arthur, e assim segue seu caminho. Pouco tempo depois, Lancelot é nomeado cavaleiro do rei mas não conta a ele que conhece sua futura noiva. No reencontro com Guinevere, os dois precisam decidir entre o verdadeiro amor e a lealdade ao rei.
GÊNIO INDOMÁVEL (1997)
Esse filme trouxe o Oscar de melhor roteiro para Matt Damon e Ben Affleck, e de melhor ator coadjuvante para Robin Williams. Em Boston, um jovem de 20 anos que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.
CLUBE DA LUTA (1999)
Dirigido por David Fincher, é baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996. Jack é um executivo jovem, que trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para o sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer e a conhecer estranhos como Tyler Durden. Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.
Há outros filmes que também marcaram época, como Parque dos Dinossauros (1993), Karatê Kid (1984) e Tempo de Glória (1989).
Essas são sugestões disponíveis no catálogo da Netflix até o momento em que essa resenha foi concluída e publicada.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.