Filha de Asimov Fala Sobre a Série “Foundation” da Apple TV
Robyn Asimov fala sobre a segunda temporada de Foundation e diz o que pensa sobre as mudanças feitas na série em relação aos livros de seu pai.
Paulo Bocca Nunes
Robyn Asimov, filha do autor da trilogia Fundação, Isaac Asimov, falou abertamente sobre as mudanças na série da Apple TV+ e o que o programa faz melhor do que os livros. A série estreou em setembro de 2021 e surpreendeu ao mostrar muitas diferenças em relação aos livros.
De um modo geral, a série segue a mesma trama. Num futuro muito distante, o matemático Hari Seldon cria uma ciência chamada psico história e prevê que o Império galáctico irá se desmoronar. Com isso, a galáxia entrará em um período de trinta mil anos de barbárie até se reerguer. Para diminuir para mil anos esse tempo, Seldon cria uma Fundação que irá guardar todo o conhecimento humano. Porém, essa é apenas uma parte do plano de Seldon.
Numa entrevista ao site Collider para falar sobre a segunda temporada de Fundation, Robyn Asimov abordou uma crítica comum aos livros de seu pai. Ela detalhou a diferença entre a série e os livros em termos de desenvolvimento dos personagens versus foco na construção do mundo.
Observe o que ela disse:
“Eu amo o desenvolvimento do personagem. Esse não era o ponto forte do meu pai e não necessariamente o seu interesse em si. Era tudo uma questão de contar histórias, e ele fez isso tão bem que estava tudo bem que os personagens fossem um pouco chatos. O que David Goyer fez foi especialmente isso… Eu amo a história de Cleon. Ele deu vida a esses personagens e levou a história a outro nível. De qualquer forma, a história foi ótima, mas acho que se meu pai tivesse vivido para ver isso, acho que ele teria ficado muito, muito impressionado. Meu pai teria adorado ver os personagens ganhando vida. Isso é algo que não era seu forte. E acho que isso o teria entusiasmado.”
A forma de contar histórias é diferente de uma mídia para outra. O romance permite um desenvolvimento que, teoricamente, não tem limite. Tanto o cinema quanto as séries de TV já têm outras necessidades. Uma obra literária pode ter uma série de três ou mais livros. Um filme tem um limite de tempo, assim como uma série. Dentre disse os personagens devem ser apresentados e se desenvolverem de forma a contentar o público, caso contrário, a obra resulta em fracasso. Isso vai exatamente ao ponto de Robyn Asimov sobre a importância do desenvolvimento do personagem, mesmo em uma obra de ficção científica de grande orçamento como Foundation.
Se os livros da Fundação tivessem sido principalmente focados nos personagens, com parágrafos dedicados ao universo mais amplo, esse detalhe poderia não ter repercutido. Filmes e livros priorizam diferentes aspectos da narrativa, mas dependem da habilidade de seus autores para preencher os detalhes de um universo. A televisão, não importa o gênero, sempre vai destacar o personagem.
Como membro da equipe do programa, Robyn Asimov elabora perfeitamente a importância como a série aborda a obra de Isaac, de tal forma que busca valorizar ainda mais toda a trajetória e universo construído por seu pai.
A série Foundation está na sua segunda temporada na Apple TV. Cada temporada tem dez episódios com aproximadamente 55 minutos cada um.
SOBRE ROBYN ASIMOV
Robyn Joan Asimov (nascida em 1955) é filha de Isaac Asimov e sua primeira esposa Gertrude Blugerman. Robyn tem um irmão desse casamento, David Asimov. Isaac e Gertrude se divorciaram em 1972.
Robyn Asimov não tem perfil em redes sociais nem mesmo na Wikipedia. Nada se sabe sobre sua vida pessoal e profissional. No entanto, graças ao pai, ela tem um recurso no wiki de Isaac. E assim, Robyn e sua madrasta optaram por divulgar e conscientizar as pessoas sobre as complicações da AIDS e seus efeitos fatais após perderem Issac para o HIV.
Robyn Asimov fez uma aparição limitada nas redes sociais em 2021, pois nesse ano aconteceu a estreia da série “Foundation“, da qual é produtora executiva. A série dirigida por David Goyer se baseia na obra do pai de Robyn.
O que sabe é que ela e seu pai tinham um bom relacionamento, embora ela reprovasse a tendência de Isaac de flertar com mulheres. Após a morte do pai, Robyn trabalhou em uma versão revisada de “Enciclopédia Biográfica de Ciência e Tecnologia de Asimov“.
Também não se pode afirmar onde mora atualmente, no entanto, acredita-se que seja em Nova York.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.