“Foundation”: Primeiro Episódio Prepara Bem a Segunda Temporada
Começou a segunda temporada de Foundation na Apple TV e o primeiro episódio entregou toda a trama que vai se desenvolver nos próximos episódios.
Paulo Bocca Nunes
O primeiro episódio da segunda temporada de Foundation, lançado oficialmente na plataforma da Apple TV em 14 de julho, foi entregando tudo o que de épico podemos encontrar numa grande obra. No entanto, enquanto algumas respostas que ficaram em aberto no final da primeira temporada vão se esclarecendo, também vieram outras perguntas que, certamente, serão respondidas ao longo da segunda temporada.
A principal pergunta fica por conta da descoberta de Gaal Dornick no plano de Hari Seldon. Na primeira temporada, ela constatou uma falha nos cálculos e voltou à Synax. Ao encontrar Salvor Hardin, Dornick mostra que há um desvio no curso da psicohistória e está se afastando cada vez mais.
O que se pode observar é que deverá ter dois conflitos principais e três arcos bastante intimistas, que serão desenvolvidos ao longo de toda a segunda temporada. Certamente, estarão relacionados à trama principal, que é a falha no plano de Hari Seldon.
A temporada começa com Hari Seldon preso em um lugar multidimensional. Lá ele encontra pessoas importantes para ele, que irão cobrar dele a sua falha e o que o levou a falhar. Também será cobrado a corrigir a falha no plano.
Outro foco será na relação mãe e filha entre Gaal Dornick e Salvor Hardin. No primeiro episódio, esse contato já mostrou que muita coisa deverá ser resolvida, além de fazer com que as duas se envolvam na solução do desvio do plano de Hari Seldon, algo que pode aumentar o período de trevas na galáxia depois da queda do Império.
Depois da descoberta da manipulação do DNA dos clones do imperador Cleon I, por parte de um grupo rebelde ao Império, o Imperador Dia decide casar-se para gerar descendência. Isso começa a abalar a sua sucessão por parte do Irmão Alvorada, mas também causa a contrariedade de Irmão Crepúsculo pela escolha de sua noiva. A preocupação não se mostra totalmente sem razão porque a noiva de Cleon XVIII mostra que vai trazer problemas ao Império. Esse deverá ser mais um arco intimista ao longo de toda a segunda temporada.
Os conflitos principais deverão ser os esforços de Seldon, Dornick e Hardin em restabelecer a trajetória da psicohistória planejada por Seldon e a guerra entre o Império e Terminus. A grande trama será interligar tudo isso ao longo da segunda temporada e deixar uma solução aberta para uma terceira temporada. Lembrando que o criador e produtor David Goyer garantiu que serão pelo menos oito temporadas para contar a história de “Foundation”.
A sinopse da Apple já dava vários indícios do que aconteceria na segunda temporada:
1. Uma rainha vingativa quer destruir o Império.
2. Seldon, Dornick e Hardin descobrem uma colônia de Mentalics com habilidades psiônicas que ameaçam alterar a psicohistória.
3. A fase religiosa da Fundação, promulgando a Igreja de Seldon.
Esses três itens trazem uma grande diferença em relação aos livros de Isaac Asimov. Porém, são esses elementos que permitem uma dramaticidade à trama, diferente da narrativa dos livros.
Enquanto a primeira temporada teve alguns eventos e personagens de “Fundação”, o primeiro livro da trilogia de Isaac Asimov, nessa segunda temporada estarão presentes eventos que fazem parte do segundo livro, “Fundação e Império”, no entanto outras “liberdades poéticas” irão surgir. Esse segundo livro trará o principal conflito da Fundação: a guerra contra o Império.
No último capítulo de “Fundação”, o primeiro livro da trilogia, surge o personagem Hober Mallow, um príncipe mercador que se tornou prefeito de Terminus. No entanto, esse personagem vai estar na segunda temporada e, certamente, irá se encontrar com outro personagem muito importante: Bel Riose, um general altamente fiel ao Império e fará de tudo para destruir Terminus e a Fundação.
A segunda temporada estreou em 14 de julho de 2023 e conta com dez episódios, sempre lançados na plataforma da Apple TV às sextas-feiras.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.