O Resgate 2: Ação Desenfreada
Depois do sucesso do filme de 2020, a Netflix trouxe em junho de 2023 uma continuação do que já está se tornando uma franquia. Mais uma vez Chris Hemsworth vive o mercenário Tyler Rake em um filme de ação desenfreada e alucinante.
Paulo Bocca Nunes
O físico bombado de Chris Hemsworth, mas nem tanto quanto o de Arnold Schwarzenegger no seu auge, parece bem apropriado para filmes de ação brutal e muita violência. Pode-se dizer que ele já faz parte do time composto pelo ex-Mister Universo e de Sylvester Stallone. Da mesma forma, pelo fato de o seu personagem levar tiros e facadas e ainda sobreviver, nada fica a dever a Chuck Norris, com todo o respeito.
O filme começa de onde terminou (eu não falo da cena pós-crédito). É mostrado como o personagem Tyler Rake sobreviveu à missão de resgatar o filho de um traficante indiano, depois que o mercenário é atingido por tiros e cai de uma ponte. Vemos a sua recuperação, que não dava muitas esperanças de que voltasse a ser como era antes.
Mas, espere! Estamos falando de um filme e nosso herói precisa mostrar que é durão! Isso garante que ele será chamado à ação novamente, vai se recuperar magicamente, será uma máquina de matar alucinada e vai voltar e levar tiros e facadas com pouco efeito! Não adiantou anunciar sua aposentadoria e ficar se recuperando em uma cabana nas montanhas austríacas.
Certo dia, ele recebe a visita de um estranho (Idris Alba), que não diz o seu nome, mas lhe faz uma proposta. Dessa vez, Tyler é chamado a resgatar a irmã de sua ex-esposa, Ketevan, e seus filhos, que estão com um traficante muito perigoso, Davit Radiani. O detalhe é que todos estão em uma prisão de segurança máxima. Tyler chama outra mercenária, Nik Khan e seu parceiro Yaz, para a missão. A partir daí, o filme tem sequências alucinantes de lutas, tiros, fugas espetaculares, trens em corrida desabalada, helicópteros e soldados inimigos altamente treinados para dar ao filme um ambiente de uma guerra total.
Em O Resgate 2, conhecemos um pouco sobre Tyler, um pai atormentado por ter deixado a sua família num momento bastante delicado, em que seu filho enfrentava uma doença grave. Mesmo com a convocação das autoridades para ele seguir em uma missão no Afeganistão, isso não foi o suficiente para a ex-mulher, Mia, perdoá-lo. Ao aceitar a missão de salvar a ex-cunhada, Tyler viu uma forma de se redimir do seu erro.
Vemos, então, Tyler em sua versão humana e mortal, sem martelo e machados poderosos e seus raios destruidores. O que não impede que o personagem seja uma máquina quase indestrutível e invencível.
De certa forma, isso foi sendo usado para servir de uma forma para humanizar um mínimo o personagem. Essa construção já começou na primeira parte do filme, quando Nik entrega a Tyler o que sobrou das suas memórias enquanto ele fica isolado numa cabana nas montanhas de algum lugar da Áustria. O conflito do personagem aflora em alguns diálogos com o filho de sua Ketevan. No entanto, a brutalidade do personagem faz com que as demonstrações de arrependimento ou de peso na consciência sejam tão sensíveis quanto um bloco de gelo. Algo que pode ser coerente com o personagem habituado a viver em missões perigosas e arriscadas, deixando o lado humano bastante sufocado.
Enquanto Tyler é o herói invencível, pelo outro lado há personagens que tiveram as suas histórias mostradas. Os irmãos Davit e Zurab são sobreviventes de guerras civis e étnicas. Ao sobreviverem a todos os tipos de violência, os dois criam um império mafioso de tráfico de drogas, que não mede escrúpulos para se manterem e enriquecerem. Os dois criam o que chamam de “Família” e sua influência se estende à política, patrocinando políticos importantes.
Mesmo não tendo sido muito aprofundada essa abordagem dos antagonistas, quase podemos entender que Davit e Zurab são “produtos da guerra”, algo que explicaria a frieza de suas ações para com seus rivais e inimigos. Esse detalhe pode ser bastante perigoso se for entendido como uma forma de atenuar a violência praticada pelos personagens. Da mesma forma, isso se refere a Tyler, um soldado que passou boa parte de sua vida envolvido em conflitos bélicos, vivendo situações extremas em que sua vida sempre esteve em perigo.
As sequências de ação, que parecem ter sido feitas em uma só tomada de câmera, a fotografia e os efeitos especiais foram o ponto alto do filme. Isso não significa que foi a salvação do filme, pois a história tinha histórias paralelas interessantes, mesmo estando encalhadas em um roteiro que valorizava muito mais a ação desenfreada. A direção de Sam Hargrave foi eficiente dentro da proposta do filme. O roteiro de Joe Russo também foi eficiente para evitar ao máximo os buracos na história, mesmo que algumas coisas tenham sido um pouco forçadas.
O destaque fica por conta das sequências da fuga da prisão onde estavam katevan e os filhos, a perseguição do trem por helicópteros e a invasão de um hotel onde estavam escondidos Tyler, Katevan e seus filhos, Mia e Yaz, pelos bandidos liderados por Zurab. Enquanto os personagens foram convencendo, dentro de suas esferas de construção, talvez o menos convincente tenha sido o filho de Katevan, Sandro.
Foi bom rever a atriz Golshifteh Farahani, que esteve no papel de Nik. Ela mostrou que tem pique para filmes de muita ação. Como uma mãe traída e lutando para sobreviver com seus filhos na série Invasion, da Apple TV, ela traz uma carga dramática muito boa. Em O Resgate 2, ela mostra que sabe atuar como uma soldado bem treinada para as missões mais difíceis.
O final mostrou que vai haver uma sequência, o que foi confirmado pelo próprio Chris Hemsworth. Não se pode antecipar o que vai acontecer, mas o personagem sem nome de Idris Alba apenas responde a pergunta de Tyler que é um chefe bastante chato. Espera-se mais correria, socos, tiros e explosões para colocar cada vez mais Chris Hemsworth no mesmo pedestal que já estão Stallone, Schwarzenegger e Noris… com todo o respeito.
FILME BASEADO EM UMA HQ
Ciudad é uma história em quadrinhos de Ande Parks, irmãos Russo e Fernando Leon Gonzalez. A história é ambientada em Ciudad del Este e começa com Tyler Rake indo para verificar a situação de uma garota sequestrada, chamada Eva, e verificar se ela está viva antes que o resgate seja pago. Após verificar que a garota está viva ele sai para pegar o dinheiro, e quando volta mata todos. Ele pega Eva e os dois vão embora. Os dois acabam se envolvendo em um tiroteio na rua e os dois acabam fugindo.
A história faz uma pausa e um flashback mostra quem é Eva, por que foi sequestrada, quem é Tyler e por que ele foi contratado para resgatar Eva. A história é retomada, Tyler tenta salvar a garota, mas a cidade é um mundo totalmente tomado pelo crime e parece um ser vivo. Os dois passam a ser caçados para serem mortos.
Tyler Rake é um mercenário de aluguel, o típico herói de ação. Um sujeito frio e impiedoso, que mata no piloto automático, faz o trabalho e sai, emocionalmente desapegado. Porém, em CIUDAD, Tyler acaba se abalando com Eva, suavizando as arestas de um durão e se apaixonando por ela.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.