Origens Secretas: um assunto para nerds
Um filme que traz no título uma referência a uma série de revistas em quadrinhos que contam as origens dos personagens da DC, pode ser visto como uma forma de reverenciar os super-heróis dos quadrinhos, mas também pode ser apenas para garantir o entretenimento.
Paulo Bocca Nunes
Os fãs de HQ’s são muito exigentes no que diz respeito às origens de seus super-heróis favoritos. Por sinal, quem é um nerd de carteirinha conhece cada revista. O roteirista desse filme, com certeza, conhece todas da Era de Ouro dos quadrinhos e deve ter pensado numa forma de “brincar” de fazer referências às principais da época.
Origens Secretas (Origenes Secretos) é um filme policial Espanhol com crimes baseados em origens de personagens dos quadrinhos. A história segue o detetive David, que chega em Madri para assumir o posto de um outro detetive que está para se aposentar, Cosme. Então surge um serial killer matando pessoas usando um padrão muito estranho. Todos os crimes parecem estar simulando as origens secretas de alguns heróis de quadrinhos: Hulk, Homem de Ferro e Tocha Humana. Só que essa pista é descoberta depois que o filho de Cosme, Jorge, um nerd, conhece todas as histórias e as referências que o assassino está usando. Ele é o dono de uma loja comic shop. Então David é obrigado a começar a trabalhar com Jorge, mesmo contra a vontade, para tentar prever os próximos passos do assassino. A dupla dinâmica tem a interferência da própria chefe de David, a delegada Norma, que nas horas vagas tem um passatempo muito estranho.
Os crimes têm relação com um fato que aconteceu no passado de David e isso foi a prova de que o bandido estava agindo há muitos anos. No final, somos levados a entender que o vilão quer criar um herói, mas um herói como aqueles das HQ’s, com máscara e capa.
O FILME É BOM?
O começo do filme promete algo que lá pela metade parece não ter muito sentido. Um policial morre em serviço e viemos a saber que é o filho mais velho de Cosme. A relação dele com Jorge não é das melhores e depois pensamos que alguma coisa viria dali.
A entrada de David na história parecia levar tudo no clima do substituto novato que vai assumir o posto de um policial muito bem sucedido em vias de se aposentar. Quando ele e Jorge, sob a ordem da chefe de polícia, a delegada Norma, unem forças para descobrir quem é o assassino, tudo leva a crer que o filme será um besteirol. Na verdade, foi um pouco mais sério, mas não deixou de ser isso mesmo. Principalmente quando vemos as cenas de lutas. Nada daquilo parece ser crível.
A ideia de relacionar os crimes com os quadrinhos da
Era de Ouro, cada crime relacionado com revistas clássicas, que só os colecionadores possuem, foi bacana e deve ter mexido com os brios com os maiores nerds da área.
A trama é boa, apesar das saídas mais ou menos fáceis para algumas situações. O vilão foi um tanto surpreendente, mas a cena de luta final não foi das mais convincentes. Nem mesmo se observarmos o sujeito que faz o personagem “super-herói”. De modo geral, a história consegue equilibrar drama, ação, um pouco de suspense e humor sem ser do tipo pastelão, apesar de faltar pouco para isso.
Um dos pontos mais engraçados na parceria entre David e Jorge, é que eles agem como uma dupla dinâmica. O policial seria uma representação do Batman e o jovem nerd, o garoto prodígio. Em uma ação em que os dois vão a uma cena de um crime, Jorge coloca um CD no carro de David para ouvir uma música que, sinceramente, já era esperado para acontecer.
Têm algumas coisas nas relações humanas, principalmente entre pai e filho, que poderiam ser mais desenvolvidas se o filme seguisse uma linha mais séria. Alguns problemas de cortes e de sequência deram uma rasteira no filme. Houve as reviravoltas de David e de Jorge, fazendo com que os personagens tivessem uma pequena mudança no final, mas nada que seja fenomenal.
O final dá uma ideia de que pode haver uma continuação, algo que eu não consigo imaginar que aconteça. Além disso, a cena pós-crédito é muito esquisita para um super-herói. Porém, como o filme é apenas para divertimento e não tem relação com as HQ’s clássicas, então para que ficar se importando? Portanto, o filme é apenas puro entretenimento.
Origens Secretas é um filme de Espanhol de ação, drama, thriller e de super-herói com 1h36 de duração. A direção de David Galán Galindo e o elenco traz Verónica Echegui, Leonardo Sbaraglia, Javier Rey e Ernesto Alterio. O filme chegou na Netflix em 28 de agosto de 2020.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.