FICÇÃO CIENTÍFICA

Perdido em Vesta: O Começo de Tudo Para Asimov

Um dos maiores escritores de Ficção Científica começou muito cedo a sua carreira nas antigas revistas pulp de um gênero que cada vez mais fazia sucesso nos Estados Unidos nas primeiras décadas do século XX. O seu primeiro conto já mostra os indícios do estilo que o autor iria impor em suas obras, algumas já sendo clássicos da Sci-Fi.

Por Paulo Bocca Nunes

Capa da revista Amazing Stories, de março de 1939, onde foi publicado o primeiro conto de Isaac Asimov.
Primeiras duas páginas do conto Marooned off Vesta.

RESUMO DA HISTÓRIA

– Lugar engraçado, Vesta, – observou Mike Shea.
– Eu estive lá embaixo duas ou três vezes. Que droga! É todo coberto de uma matéria que parece neve, apenas não é neve. Eu me esqueci como é que lhe chamam.
– Dióxido de carbono gelado? – prontificou-se Moore.
– Sim, gelo seco, aquele carbono, é isso. Dizem que é o que faz Vesta ser tão brilhante.
– Naturalmente! Isso a faz muito branca.
       Fechou os olhos e durante cinco minutos permaneceu ali, agarrando-se às faces macias do que fora uma vez o Silver Queen. O gancho magnético mantinha-o firme e, quando abriu os olhos outra vez, encontrou sua autoconfiança numa certa medida.
Olhou em torno de si. Pela primeira vez, depois da batida, via as estrelas em lugar da visão de Vesta permitida pela claraboia. Ansiosamente, buscou nos céus o pequeno ponto azul e branco que era a Terra. Ele sempre se divertira com o fato de que a Terra era sempre o primeiro objeto procurado pelos viajantes espaciais quando olhavam as estrelas, mas agora não lhe ocorria o humor da situação. Entretanto, sua busca foi em vão. De onde ele estava, a Terra era invisível. Tanto ela quanto o Sol deviam estar escondidos atrás de Vesta.
Além disso, havia muito mais coisas que ele não podia deixar de notar. Júpiter estava do lado esquerdo, um globo brilhante do tamanho de uma pequena ervilha a olho nu. Moore observou dois de seus satélites assistentes. Saturno também era visível, como um planeta brilhante, com uma magnitude negativa, rivalizando com Vênus como era vista lá da Terra. Moore esperara que um grande número de asteroides seria visível - perdidos como estavam no cinto dos asteroides - mas o espaço parecia surpreendentemente vazio.

SEQUÊNCIA DEMAROONED OFF VESTA

O QUE É VESTA?

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *