Refilmagens em “A Casa do Dragão”: Algo Não Deu certo
A segunda temporada de “House of the Dragon” ainda está prestes a estrear em 2024, mas a produção ainda está envolvida em algumas refilmagens programadas para março. Foi problema com a greve dos roteiristas? Houve falha no roteiro? Vai atrasar a segunda temporada?
Paulo Bocca Nunes
Com a chegada de 2024, os fãs da obra de George Martin ficaram ansiosos pela estreia da segunda temporada de “A Casa do Dragão”, na plataforma Max, antiga HBO. Mas, a notícia de que seriam feitas refilmagens de algumas cenas, fez com que muitos acreditassem em atraso no cronograma de estreia da segunda temporada, a princípio confirmada para a metade de 2024.
Com notícias de cancelamentos envolvendo séries de outras plataformas, a surpresa da notícia sobre as refilmagens de “A Casa do Dragão” fez também com que se pensasse que a série estivesse correndo algum risco de continuidade. A produção tratou logo de explicar o que aconteceu.
Inicialmente, a primeira temporada também teve refilmagens de algumas cenas. Essa prática é algo normal em filmes e séries. Um dos fatores para que isso aconteça é o fato de, no roteiro, todas as cenas funcionam muito bem. Porém, depois de filmadas e revisadas, percebe-se que não funcionam para a trama da história. A decisão de refilmar não é das mais simpáticas, no entanto, é uma necessidade para um resultado final que seja satisfatório.
Correu o boato de que a greve dos roteiristas teria influenciado em alguma coisa, o que foi desmentido pelo próprio George Martin. De acordo com o site redanianinteligence.com, que acompanha e divulga notícias sobre The Witcher, A Casa do Dragão, Senhor dos Anéis entre outras séries, o autor de “A Casa do Dragão” confirmou em seu blog, “Not a Blog“, que os roteiros da 2ª temporada foram todos escritos meses antes e revisados completamente antes da greve. E, de fato, a temporada foi filmada sem atrasos de abril a setembro de 2023.
O detalhe é que nenhuma edição do roteiro foi permitida durante a greve, apesar dessas edições na produção serem uma prática muito comum. Se algo parece bom no papel e a produção tenta e não funciona, isso é alterado. Talvez uma linha escrita originalmente não funcione quando falada em voz alta, então o roteirista faz um ajuste e pode filmar a nova versão naquele momento.
Alterações no roteiro não foram permitidas durante as filmagens em que ocorreu a greve. Mesmo que a maior parte das filmagens tivessem ocorrido na Inglaterra, que tem leis trabalhistas diferentes do que as dos Estados Unidos.
De qualquer forma, essas refilmagens não serão muito longas, previstas para ocorrerem em março e durarem, no máximo, três semanas. De acordo com o site redanianinteligence.com, o chefe da HBO, Casey Bloys, reafirmou que a temporada chegaria à plataforma no “início do verão”, que acontece no hemisfério Norte e para nós, do hemisfério sul, é a metade do ano.
Em matéria divulgada dia 16 de fevereiro de 2024, no site redanianinteligence.com, uma das cenas que será refilmada será a Batalha em Rook’s Rest, que foi originalmente filmada durante duas semanas em agosto de 2023 em Bourne Woods, no sul da Inglaterra. O primeiro teaser lançado pela antiga HBO, agora Max, mostrou algumas cenas daquela batalha.
Agora vamos aguardar por mais notícias, novos trailers e a chegada da segunda temporada de A Casa do Dragão.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.