Silo: 10 Perguntas Que Precisam de Respostas Na Terceira Temporada
A série de ficção científica distópica da Apple TV faz sucesso entre o público. Com a chegada da terceira temporada, a expectativa é de respostas para o mistério criado nas temporadas anteriores. Aqui vão as perguntas com o mínimo de spoiler.
Paulo Bocca Nunes
A segunda temporada de Silo abre caminho perfeitamente para a terceira temporada, resolvendo alguns mistérios, deixando o público com mais perguntas do que respostas. Ao contrário da primeira temporada, a segunda adota uma nova abordagem narrativa, dividindo sua duração entre duas narrativas paralelas. Enquanto uma se concentra nos eventos dentro de Silo 18, enquanto a outra acompanha as aventuras de Juliette em Silo 17. Perto do final da temporada, ambas as narrativas colidem e apresentam um final emocionante que prepara o cenário para a terceira temporada de Silo, que expandirá a história da franquia.
Antes dos créditos finais, a segunda temporada de Silo também apresentou um flashback misterioso que não só adiciona dois novos personagens à série, como também abre espaço para que a próxima temporada responda a muitas perguntas.
Considerando que Silo foi renovado por mais duas temporadas, a terceira provavelmente não resolverá todos os mistérios. No entanto, com o final da segunda temporada, a série de ficção científica do Apple TV+ promete muitas novas revelações, que ajudarão os espectadores a conectar os pontos e entender o rumo da história de Juliette.
Por que os silos foram construídos em primeiro lugar?
Suas origens podem estar conectadas ao evento radiológico sobre o qual Helen e o congressista falam. Helen e o Congressista falam brevemente sobre bombas sujas nos momentos finais da 2ª temporada de Silo. No entanto, a forma como Helen se refere às bombas sugere que elas podem ser uma farsa. Isso levanta muitas questões sobre o que realmente teria acontecido com o mundo antes que alguns humanos fossem forçados a se acomodar nos silos.
Todo o projeto do silo seria parte de uma grande conspiração? Ou os fundadores eram bem-intencionados e só tomaram medidas extremas para proteger e manter a humanidade? A 3ª temporada de Silo deve responder a essas perguntas, já que aborda o segundo livro de Hugh Howey, Legado.
Há mais sobreviventes em outros silos?
O final da primeira temporada confirma que o Silo 18 não é a única estrutura subterrânea no mundo da série que abriga humanos vivos. Como há um total de 51 silos, parece improvável que as pessoas de todos os outros tenham morrido. Mesmo que todos os outros silos tenham sido destruídos, eles ainda podem ter um ou dois sobreviventes, como o Silo 17. Se outros silos tiverem vida, como essas outras histórias vão se conectar com a narrativa do Silo 18? Vão seguir a trama dos livros?
O que há por trás dos túneis?
Quando Bernard e Lukas encontram o layout do Silo 18, descobrem que ele possui estruturas subterrâneas semelhantes a túneis que se conectam a algo no mundo exterior. Isso levanta muitas questões sobre para onde os túneis vão. Poderiam estar conectados a outros silos ou a um esconderijo no mundo exterior? Como os túneis ficam abaixo dos silos, também é difícil não se perguntar se as pessoas no silo poderiam usá-los para viajar com segurança sem usar trajes isolantes. Há um algoritmo que também guarda o túnel do Silo 18, sugerindo que ele mantém um segredo potencialmente significativo.
Um olhar mais atento ao nível mais baixo do Silo 18 também revela que ele abriga uma máquina de perfuração. Será que a máquina de perfuração pode ser usada para escapar dos silos?
Como as pessoas do Silo 17 morreram?
Depois de contar a Juliette sobre o procedimento de Salvaguarda e como ela pode parar os Silos, Solo, o homem que ela encontrou no Silo 17, lembra que as pessoas em seu Silo estavam inicialmente bem quando saíram. Solo também afirma que seu pai encontrou uma maneira de impedir o que mata humanos quando eles saem. No entanto, como ele se lembra, uma poeira estranha veio em sua direção depois que saíram do Silo 17 e os matou antes que pudessem fazer qualquer coisa.
Como o final da segunda temporada de Silo se alinha com o arco final do primeiro livro de Silo de Hugh Howey, a terceira temporada deve adaptar o segundo livro, Legado, ou combinar elementos do segundo e terceiro livros.
A história de Solo sugere que o que matou os cidadãos de Silo 17 foi menos um perigo natural e mais um elemento controlado ou programado. A terceira temporada pode explorar o que realmente aconteceu com o povo de Silo 17 e como alguns cidadãos, como Solo, conseguiram sobreviver.
O que exatamente Lukas disse para Bernard no final da segunda temporada de Silo?
Bernard, que sempre foi determinado a seguir as regras e aplicá-las aos cidadãos do Silo 18, de repente perde toda a esperança e desiste de sua posição de poder depois que Lukas lhe conta o que aprendeu com o Algoritmo. Lukas também diz a Bernard que não quer mais ser sua sombra. Antes de Lukas e Bernard, Meadows e Salvador Quinn também experimentaram uma sensação semelhante de desesperança após conversarem com o Algoritmo.
Embora a segunda temporada confirme que o Algoritmo tem o poder de implementar o protocolo de Salvaguarda e destruir o Silo 18 a qualquer momento, ela não explora seus motivos nem o porquê de os fundadores terem criado o protocolo extremo. Lukas provavelmente aprendeu sobre os termos do protocolo por meio do Algoritmo e contou a Bernard. A terceira temporada de Silo deve se aprofundar nisso e revelar por que a descoberta do protocolo fez Meadows, Lukas, Bernard e Salvador desistirem do sistema de silos.
Quem são os dois personagens no flashback final da segunda temporada de Silo?
A segunda temporada de Silo termina com um flashback que apresenta dois personagens, Helen e um congressista. Embora o flashback não se aprofunde em detalhes sobre quem eles são e como suas narrativas se conectam aos silos e ao evento apocalíptico que destruiu o mundo, suas discussões sobre uma “bomba suja” sugerem que uma catástrofe radiológica levou aos eventos da linha temporal atual da série.
O congressista também parece ser um profundo conhecedor das maquinações políticas e corporativas por trás do evento, sugerindo que ele poderia ser um dos criadores dos silos.
Antes do final da segunda temporada de Silo, a série também sugere o início de um romance entre Helen e o Congressista. Como o flashback se passa mais de 300 anos antes do presente, é difícil imaginar como a narrativa deles se encaixará na história principal.
Qual é o significado do dispensador Pez?
George Wilkins deixa um dispensador de Pez com Juliette na primeira temporada de Silo, com uma mensagem que confirma que ele encontrou o que procurava no nível mais baixo de Silo 18. Juliette posteriormente deixa a mesma relíquia no apartamento de Trumbull para poder procurar evidências do assassinato de George Wilkins.
Embora o objeto pareça insignificante na primeira temporada, a segunda temporada sugere que há mais do que aparenta. Revela que o congressista deu de presente à Helen quando se conheceram, mais de 300 anos antes da linha temporal atual da série.
O fato de o dispensador de doces ter resistido ao teste do tempo e ter ido parar nas mãos de George Wilkins aparentemente sugere que Helen estava entre a primeira geração de sobreviventes do Silo 18. Como ancestral de George, ela pode ter passado o dispensador de doces como um símbolo de esperança e liberdade, lembrando a ela e seus descendentes dos “tempos passados”. Como os ancestrais de George foram revelados como combatentes da liberdade, Helen também pode ter sido uma das primeiras Guardiãs da Chama do Silo 18.
O que o algoritmo quer de Camille?
Depois de obter a chave do cofre do Silo 18 de Bernard, Sims aborda Lukas para perguntar o que ele disse a Bernard. Lukas se recusa a dizer qualquer coisa e o incentiva a visitar o cofre para encontrar respostas. Para a surpresa de Sims, quando ele finalmente visita o cofre com sua esposa, Camille, e o filho, o Algoritmo pede que ele e seu filho saiam.
Por que o algoritmo fez isso? Será que isso significa que o Algoritmo vê Camille como a nova líder em potencial do Silo 18? Ou será que o Algoritmo está tentando punir Camille por atrapalhar os planos de Bernard?
Por que os fundadores construíram um silo adicional?
Quando Lukas conta a Bernard sobre as primeiras linhas da carta de Salvador Quinn, revelando que há um total de 50 silos, Bernard não parece surpreso. Ele informa Lukas que, na verdade, há 51 silos. Embora afirme não ter ideia de por que os fundadores construíram um silo adicional, ele parece certo de que o construíram por um motivo. Isso levanta a pergunta se os fundadores ainda estão vivos, ocupando o silo adicional e vigiando de perto todos os outros silos. Ou se o silo adicional abriga um mistério ainda mais sombrio.
Bernard sobreviverá ao incêndio na câmara de descompressão?
Na cena final da 2ª temporada, Bernard e Juliette acidentalmente se encontram presos na câmara de descompressão do Silo 18. Antes que percebam, as chamas engolfam toda a câmara, forçando-os a se deitarem para se protegerem. Considerando que Juliette usa um traje de bombeiro do Silo 17, ela provavelmente sobreviverá ao incêndio na câmara de descompressão, pois seu traje foi projetado para protegê-la de altas temperaturas. O destino de Bernard, no entanto, parece incerto, pois ele veste um traje comum de faxineiro.
Como o traje de limpeza também foi projetado para proteger do mundo exterior, ele pode oferecer alguma resistência ao fogo da câmara de descompressão. Juliette também pode tentar salvar Bernard.