Silo: Final da Segunda Temporada Explicado
O final da segunda temporada de Silo, na Apple TV, foi surpreendente e impactante. Ficaram muitas perguntas em aberto que tornaram o mistério sobre o futuro do Silo 18 uma grande incógnita. Outras perguntas envolvem o destino de vários personagens.
Paulo Bocca Nunes
Antes de ir adiante, este artigo tem muitos spoilers da segunda temporada. Portanto, se você ainda não assistiu à série, primeiro assista e depois retorne aqui.
O final da segunda temporada de ‘Silo’, na Apple TV, foi impressionante e impactante. O último episódio foi cheio de ação, perdas e perguntas que devem ser respondidas na terceira e última temporada.
Se a primeira temporada adaptou somente a metade do primeiro livro de Hugh Howey, a segunda temporada segue a segunda parte do mesmo livro. No entanto, as cenas finais da segunda temporada trouxeram personagens que estão relacionados com o segundo livro, levando o espectador a conhecer a história de origem dos silos.
Além do mais, ao longo da segunda temporada, surgem outros mistérios que colocam em risco toda a população do Silo 17, de onde veio Juliete. Como serão desvendados e solucionados esses mistérios? Como os antecedentes dos Silos serão importantes para o atual momento do Silo 17? Haverá um Silo que controla todos os outros?
O artigo daqui para frente tem muitos spoilers. Se você não assistiu a essa série envolvente, então pare por aqui. Ou siga por sua conta e risco.
O QUE SIGNIFICA O DISPENSADOR DE PEZ?
Na primeira temporada, o personagem George Wilkins encontrou um dispensador de PEZ e presenteou Juliette (sua namorada), com uma mensagem dizendo que ele havia encontrado o que procurava. Naquele momento, o espectador não poderia perceber a importância desse objeto. No final da segunda temporada, temos uma resposta.
O final do episódio 10 da 2ª temporada nos transporta de volta no tempo para antes dos silos existirem e nos apresenta Helen, uma jornalista e um congressista que não tem nome. Nos livros há um personagem chamado Donald Keene, que é uma figura-chave. Presume-se, portanto, que seja ele.
O congressista acredita que tudo é um encontro, mas Helen acaba questionando-o sobre um ataque recente que foi lançado nos EUA. Ela se refere a uma “bomba suja” e defende a ideia de que os cidadãos do país precisam saber se um ataque radiológico iraniano foi lançado.
O congressista frustrado com o rumo da conversa e não se sentindo à vontade com o assunto, vai embora. Porém, antes, ele dá a Helen um presente que ele comprou numa loja de conveniência: o mesmo dispensador de PEZ que vimos na primeira temporada, com um pato amarelo no topo.
O congressista claramente deu o prêmio a Helen porque ela é ex-aluna da Universidade do Oregon (“os Patos”), mas isso levanta uma grande questão: como esse dispensador de PEZ foi parar no silo séculos depois?
Isso sugere que os dois personagens são importantes para o silo e talvez sejam alguns dos seus primeiros moradores. Os livros certamente nos dão algumas pistas, pois parece que estamos prestes a entrar no segundo romance da trilogia, “Ordem”.
O livro trata dos eventos que levaram à construção dos silos e é contada de dois pontos de vista de dois personagens: um deles está no passado distante e o outro no passado próximo, levando aos dias atuais em que se passa a série. Um desses personagens, sem entender completamente o que estava fazendo, teve um papel fundamental na construção dos silos e no evento catastrófico que levou todos os sobreviventes a fugir para o subsolo e viver neles.
Os eventos que se seguem são absolutamente devastadores e há possibilidade de que toda a terceira temporada siga esses personagens, para retomar aos tempos atuais em que Juliette está lutando para salvar todas as pessoas do Silo 17. Mas, será possível adaptar tanta informação em uma temporada com dez episódios de uma hora cada um?
Para quem não conhece, o dispensador de PEZ foi criado em 1949, no formato de isqueiro. Já o PEZ é uma pastilha de hortelã e pimenta inventada na Áustria em 1927.
O QUE É O PROCEDIMENTO DE SALVAGUARDA?
O procedimento de salvaguarda existe e é um conjunto de ações que visam proteger, conservar e preservar algo. Pode ser aplicado em diferentes situações, como na indústria, na cultura, na proteção de patentes e na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade.
Na série, esse protocolo surge de forma muito surpreendente. O Procedimento de Salvaguarda é um protocolo, uma medida extrema, programado pelos fundadores do silo, com o objetivo de proteger informações cruciais e manter a ordem. Para executá-lo, um silo tem controle sobre todos os outros e pode “desligar” ou destruir um silo inteiro a qualquer momento, injetando veneno nele.
O que se percebe é que uma inteligência artificial monitora e controla aspectos essenciais da vida nos silos, incluindo o acesso a segredos como os túneis subterrâneos e a verdade sobre o mundo exterior.
A descoberta foi feita por Lukas (Avi Nash), quando recebeu a tarefa de Bernard Holland para decifrar um código deixado em uma carta de Salvador Quinn. Lukas tem sucesso depois de muito trabalho e descobre o túnel secreto na base do Silo 18. Durante sua interação com a IA, ele é informado sobre o “Procedimento de Salvaguarda” e seu propósito: garantir que o conhecimento sobre os túneis e o mundo exterior permaneça restrito a poucas figuras de autoridade. Dessa forma, qualquer um que comprometa essa regra é considerado uma ameaça ao sistema e pode ser silenciado. Enquanto isso, Juliette está no outro silo e descobre o mesmo procedimento graças a Solo.
Depois de ter decifrado o enigma da carta, Lukas encontra uma porta misteriosa que parece ser de um cofre. Pela porta, uma voz fala com Lukas e o identifica. A voz passa informações que Lukas deve guardar para si, caso contrário haverá consequências graves para todos. Esse fato, mostrou que alguém de fora domina e sabe tudo o que acontece no silo, mantendo tudo sob controle.
O QUE ACONTECEU COM SIMS E CAMILLE?
Depois de Lukas descobrir qual é o Procedimento de Salvaguarda, o que ele ouviu, Bernard parece perder as esperanças, nomeando Sims como seu aprendiz, dando a ele a chave marcada “18” e desejando-lhe sorte.
Lukas volta para casa e tenta convencer sua mãe de que está tudo bem. Mas a reunião de família é interrompida por Sims, que entra com uma arma e ordena que ele conte o que disse a Bernard. Lukas se recusa a contar, mas diz que não importa se ele o matar e que ele deve dar uma olhada no Legado por si mesmo.
Sims entra no cofre com sua mulher, Camille, e seu filho, e fala com a voz misteriosa, dizendo que quer salvar o silo. A voz diz que Sims e seu filho devem deixar o cofre, mas sua esposa Camille pode ficar.
Esse fato mostra que, na iminência de um desastre no silo, da execução do Protocolo de Salvaguarda, há uma IA que controla todos os silos e conhece cada um dos seus moradores. Assim como no caso de Lukas, que reconheceu nele alguém capacitado para receber informações importantes, Camille foi escolhida pela IA para alguma tarefa. Qual foi o critério de escolha?
Ao longo da segunda temporada, Camille teve presença marcante no desenrolar dos acontecimentos que envolveram alguns dos rebeldes, a forma como ela manipulou o próprio marido e suas ideias que envolvem Bernard e o seu jogo de poder. Será que Camille vai salvar o silo?
JULIETTE E BERNARD ESTÃO MORTOS?
No episódio 10, Juliette conseguiu retornar com sucesso ao Silo 18 com a ajuda de Solo. Os habitantes do silo veem o retorno de Juliette, que se coloca em frente à câmera externa e mostra um cartaz dizendo que não é seguro lá fora.
Ao entrar, Juliette encontra Bernard esperando por ela na câmara de descompressão apontando uma arma para ela. Bernard expressa seu desejo de sair, e então se matar, após descobrir a verdade sobre o Procedimento de Salvaguarda e perceber que todas as suas ações foram em vão.
Juliette entra na câmara de descontaminação para tentar voltar para o silo, mas Bernard a segue para dentro e tenta tirá-la de lá, sabendo que haverá um fogo na câmara. Os dois ficam aparentemente trancados lá dentro enquanto os jatos de fogo começam a borrifar e o destino dos dois fica incerto.
O PAI DE JULIETTE ESTÁ MORTO?
Aparentemente, sim. O pai de Juliette, Dr. Pete Nichols, sacrificou-se para detonar a bomba como parte da rebelião no Silo 18, salvando seu amigo Hank no processo.
Como parte dos planos do setor da mecânica, a dupla deveria detonar a bomba com um cronômetro. Mas, quando chegou a hora, o cronômetro não estava em lugar nenhum, levando o Dr. Nichols a detonar a bomba manualmente. A bomba destrói as escadas entre os andares 92 e 98.
Um dos momentos mais emocionantes dessa segunda temporada foi o desabafo de Nichols, deixando transparecer toda a sua mágoa com o sistema do Silo. Foi o sistema que, segundo o médico, acabou com toda a sua família.
O QUE ACONTECEU COM SOLO?
Um personagem novo na segunda temporada e um dos mais impactantes e cativantes. Quando Juliette chega no Silo 17, ela acaba conhecendo Solo, um dos últimos sobreviventes. Depois de ajudar Juliette a retornar ao seu silo, Solo permanece no Silo 17.
Antes de Juliette partir, ele contou a Juliette como seus pais impediram que o Protocolo de Salvaguarda matasse todo mundo do Silo 17, tampando o cano de onde o veneno é bombeado.
Não se sabe se a história de Solo continuará na terceira temporada, mas, pela importância e carisma do personagem, espera-se que sim.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.