Upgrade: a inteligância artificial vai dominar a sua mente.
Um filme australiano de 2018, dos gêneros ação, ficção científica cyberpunk, terror e suspense é uma das boas surpresas na Netflix em 2023.
Paulo Bocca Nunes
A história é ambientada no ano de 2046. Gray Trace, um mecânico de automóveis, mora com sua esposa Asha, que trabalha para a Cobalt, uma das empresas que contribui para o aprimoramento de computadores humanos. Gray convida Asha a ir até a casa de um cliente, Eron Keen, para devolver um carro reformado. Eron é um renomado inovador tecnológico e mostra ao asal a sua nova criação: um chip chamado STEM que pode gerenciar as funções motoras de um ser humano.
Ao voltar para casa no carro autônomo Asha, os dois sofrem um atentado e são baleados. Asha é morta e Gray fica tetraplégico. Eron implanta o chip STEM na coluna de Gray, que recupera o controle dos membros e vai em busca dos assassinos de sua esposa. À medida que Gray vai desvendando o mistério, ele vai percebendo que o culpado pode ser alguém muito mais perigoso do que ele poderia imaginar.
O filme foi escrito e dirigido por Leigh Whannell e estrelado por Logan Marshall-Green, Betty Gabriel, Harrison Gilbertson e Bento Hardie.
SOBRE O FILME…
O filme tem uma trama envolvente, com muitas reviravoltas. Em certo momento, tudo parece ser um tanto previsível devido a algumas pistas que o roteiro vai entregando. Porém, o final ainda surpreende e também é algo assustador.
A ação é intensa desde o momento em que Gray e Asha são atacados. A jornada de Gray em busca de justiça e vingança, em que ele se envolve com “gente da pesada” e até surpresas altamente tecnológicas, faz com que o espectador mergulhe na história e se envolva junto com o personagem.
Por causa do implante do chip STEM, Gray tem uma mobilidade fora do normal e as cenas de luta têm um misto de muita intensidade e até alguma comédia. O jogo de câmera contribui muito para tornar essas cenas mais intensas. O filme mostra que traz referências a outros filmes, como Robocop, tudo misturado com uma estética de submundo cyberpunk e violência urbana.
A história revela questões éticas que entrelaçam a tecnologia e a sociedade, ou mais especificamente o ser humano. Há uma visão sombria de um mundo em que a inteligência artificial controla carros e casas, e implantes cibernéticos também são parte integrante do cotidiano. A simbiose mostrada entre STEM e Gray, que se comunicam internamente, cria uma tensão emocionante ao mesmo tempo que também dá contribuições de humor, sem deixar transparecer os questionamentos éticos.
CONCLUSÃO
Upgrade: Atualização é um filme, um bom entretenimento. Um filme de baixo orçamento e baixa arrecadação. Porém, de boa qualidade para quem gosta do gênero de ficção científica e de algo cyberpunk.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.