Warrior Nun: segunda temporada começa um pouco morna.
Diferente do que se esperava, a segunda temporada de Warrir Nun começou um pouco morna. Não começou de onde terminou a primeira temporada.
Paul Bocca Nunes
Warrior Nun é uma série baseada na coleção de HQ mangás Warrior Nun Areala, do taiwanês, radicado nos Estados Unidos, Ben Dunn. A coleção de Hq’s iniciou em 1994. A série iniciou em 2020 na Netflix e efz sucesso. Houve uma forte expectativa para a segund temporada, principalmente pela forma como terminou a primeira. Nos últimos instantes do décimo episódio, as irmãs guerreiras enfrentam Adriel e seus espectros em pleno Vaticano. As pessoas que visitavam o local e estavam presenciando tudo, foram influenciada por Adriel e todos se voltaram contra as irmãs, ficando a dúvida se elas teriam sobrevivido ou não.
A segunda temporada foi anunciada muito de surpresa. A Netflix notificou os seus assinantes no mesmo dia da estreia, diferente de outras vezes em que enviava notícias e avisos sobre as próximas estreias na plataforma.
Como na primeira temporada, cada episódio tem como título uma passagem da Bíblia. No primeiro episódio é Gálatas 6:4-5, que diz:
“Mas prove cada um a sua própria obra, e terá glória só em si mesmo, e não noutro.
Porque cada qual levará a sua própria carga.”
Isso certamente faz uma referência à personagem Ava. Na abertura do primeiro episódio da segunda temporada, há uma breve cena do início da batalha das freiras contra os espectros de Adriel, no Vaticano. Depois passa para Ava, que está em uma piscina, relembrando os acontecimentos passados desde quando ela se acordou depois de estar morta e com um halo divino às costas. O tempo atual é dois meses depois dos últimos acontecimentos.
Pela narração de Ava percebe-se que as freiras são dadas como desaparecidas, mas na verdade elas estão escondidas ou vivendo em anonimato para se recomporem para enfrentar Adriel.
Ava trabalha de atendente de balcão em um pub na Suíça e Betrice se tornou a gerente. Elas tomam conhecimento do que as pesoas falam sobre o que aconteceu no Vaticano: espectros que lutaram contra freiras e o surgimento de um home que é visto como um novo profeta.
Ava e Beatrice conhecem um homem que se diz membro de um grupo cgamado ed Samaritanos que luta contra um grupo formado por seguidores de Adriel e é chamado de Primogênitos.
A ordem da espada cruciforme recebe ataques, muitas freiras são mortas. Adriel faz uma proposta para o Papa. O objetivo é capturar Ava e o Halo divino. Uma freira jornalista, chamada Edna, surge como um elemento inesperado e diz ter informações importantes sobre a Ordem e sobre Adriel, e tenta entrar em contato com as freiras para oferecer ajuda. Ela diz ser integrante de uma organização paralela à Ordem da Espada Cruciforme e existe há séculos, criada pela Freira Guerreira Cora.
O segundo episódio traz Colossenses 3: 9-10 como título e diz: “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos. E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”. Uma referência à entrevista que o Papa deu à Edna. Quando ela pergunta ao Papa sobre a Ordem da Espada Cruciforme, ele diz desconhecer e nunca ter ouvido falar sobre tal organização, portanto, ele, o Papa, mentiu.
Enquanto tudo isso acontece, Lilith busca uma cura para o seu problema.
Sob o meu ponto de vista, a segund temporada começou um pouco fria, pois se esperava iniciar em ritmo acelerado, mostrando como tudo terminou na batalha do Vaticano. Inclusive, nos primeiros episódios Ava e Beatrice muito falaram em Shotgun Mary, supondo que ela havia morrido, pois estava desaparecida. Acredita-se que esse começo tenha sido proposital para segur a mesma proposta da primeira tempora, ou seja, fazer com o conflito vá crescendo até terminar a temporada de forma épica. Pelo menos é o que se espera.
Também diferente da primeira temporada, que teve dez episódios, a segunda chegou com oito. Ainda não há uma explicação para isso, no entanto, espera-se uma terceira temporada para breve. Pode ser que essa segunda temporada seja uma transição com acontecimentos muito mais complexos e importantes para uma etrceira temporada. Pelo menos essas são as impressões iniciais.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.