Yaksha: operação implacável – ao estilo 007 sul-coreano
Que tipo de filme combina espionagem, conspiração mundial e lutas marciais? Se você respondeu “um filme sul-coreano” então acertou.
Paulo Bocca Nunes
Operação Implacável não se constitui em uma super-produção capaz de desbancar os filmes de 007, mas traz sequências de ação bastante interessantes e convincentes que prendem a atenção do espectador. As famosas cenas de perseguição muito comuns nos filmes de Hollywood não faltaram no filme sul-coreano e nada ficaram a dever.
Há muitas reviravoltas surpreendentes e cenas de flashback que mostram e explicam certos acontecimentos dentro da trama. Com roteiro e direção de Na Hyun, Yaksha: operação implacável mistura toda a ação com aspectos políticos e culturais que muitas vezes escapam de nossa percepção Ocidental. Ao que parece, os sul-coreanos não têm qualquer problema em cutucar as diferenças locais que se constituem em rivalidades. E o mais importante é que, pela voz dos personagens, os textos dos personagens constituem-se em uma mensagem direta e clara para quem assiste ao filme.
A transformação do personagem Han também merece destaque. O personagem inicia de uma forma, como um verdadeiro agente da Lei e, por conta de seu novo trabalho, ele vai adquirindo “novas habilidades” que acreditava nunca ser apto a usar. Ou mesmo digno de fazer certas coisas para alcançar o seu objetivo.
Em alguns momentos, a história dá uma amenizada no ritmo para aumentar a intensidade logo a seguir. Isso dá uma chance para o espectador dar uma respirada e ir degustando o desenrolar do fio central da história. Por sinal, o filme não deixa fio solto ou qualquer dúvida sobre tudo o que se passa na tela.
O final é muito surpreendente, mesmo que o roteiro e a direção provoquem alguns possíveis quase escorregões. Há cenas pós-créditos que certamente irão causar uma surpresa enorme no público brasileiro, além de sugerir uma continuação.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.