O Problema dos Três Corpos Terá Quantas Temporadas?
A série de ficção científica O Problema dos Três Corpos, na Netflix, estreou em março de 2024 e desde então se tornou o grande assunto entre críticos e público em geral e até mesmo da comunidade científica. Depois de algumas dúvidas, a Netflix confirmou a renovação para a segunda temporada, mas reservou uma surpresa.
Paulo Bocca Nunes
A primeira temporada “O Problema dos Três Corpos” recebeu críticas bastante favoráveis, no entanto, a série correu o risco de não ter a segunda temporada renovada pela Netflix devido aos números considerados não muito animadores de audiência. Os altos custos por episódio, algo em torno de 20 milhões de dólares, um investimento que está acima de outras séries até o momento, contribuiu para essa incerteza. Esse fato também criou um grau de exigência muito maior por parte da líder dos streaming, ou seja, produções caras precisam de retorno de audiência.
Apesar das dúvidas iniciais, durante o Netflix Upfront 2024, no dia 15 de maio, e formalizando em um anúncio no X (anteriormente conhecido como Twitter), os criadores da série David Benioff, DB Weiss e Alexander Woo escreveram: “Estamos entusiasmados por podermos contar esta história até sua conclusão épica”. Os produtores da série David Benioff, DB Weiss e Alexander Woo esperam que seu programa continue com “pelo menos três e possivelmente quatro” temporadas.
O anúncio da Netflix na plataforma do X, você pode acessar AQUI.
Na mesma postagem, a Netflix publicou um teaser de 15 segundos em que aparecem alguns dos personagens principais. Em uma sucessão de imagens da própria série, eles vão dizendo coisas que podem ser interpretadas como referência ao que se aproxima, tanto no futuro da série quanto para a própria história.
WADE: O futuro não é tão rápido como costumava ser. Não para nós.
JI: Eles são reais e eles estão vindo.
Durante apresentações feitas para anunciantes, a Netflix não apenas confirmou a segunda temporada de O Problema dos 3 Corpos como também o desejo de adaptar toda a saga criada por Cixin Liu. Além disso, a forma com que foi anunciada, a renovação parece que vai se estender por quantas temporadas forem necessárias para que toda a história seja adaptada no streaming.
“São três livros. A primeira temporada começa onde o primeiro livro começa e termina onde o primeiro livro termina”, disse Benioff ao TheWrap. “Se tivermos a sorte de chegar ao fim, com certeza levaremos pelo menos três temporadas. Os livros ficam mais longos conforme você avança. Então eu acho que a questão seria: o terceiro livro pode ser realmente realizado em uma única temporada?”
Os criadores disseram ao site Collider que já estão planejando o enredo.
“Para a segunda temporada, temos uma ideia melhor do que uma ideia aproximada. Estamos muito mais avançados nesse plano do que nos estágios iniciais da ideia. A partir daí, você sabe, quanto mais longe as coisas ficam, mais nebulosa é a sua visão delas.”
“Mas lá, no terceiro livro, há tantos marcos incríveis, em termos de cenas, situações e eventos que podemos ver claramente, que sabemos, não temos certeza de como nossos personagens chegarão a esse lugar, mas sabemos que eles precisam chegar a esse lugar.”
Benioff e Weiss têm muita experiência com esse dilema, é claro, tendo dirigido “Game of Thrones” por toda a sua extensão e expandindo a adaptação além de onde o autor George RR Martin estava em sua série de livros “As Crônicas de Gelo e Fogo”.
A boa notícia é que os criadores de O Problema dos Três Corpos têm a história completa para trabalhar aqui. A audiência será suficiente para terminar a história na tela? Esperamos que sim.
O QUE É A SÉRIE “O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS”?
Um grupo de astrofísicos, militares e engenheiros decide realizar um projeto para se comunicar com possíveis vidas fora da Terra. O resultado repercute depois de cinquenta anos e a humanidade precisará se preparar para uma invasão de alienígenas que estão fugindo de seu mundo que orbita três sóis e tem uma órbita instável. Eles veem na Terra a sua única chance de sobrevivência.
OBSERVAÇÃO
A Netflix Upfront é um evento em que a plataforma faz uma apresentação formal do portfólio comercial da empresa.
Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.
Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.