GALERIA DE SUPER-HERÓIS

Homem-Aranha: todos os atores e filmes

O herói da vizinhança, o cabeça de teia ou simplesmente Teioso como é conhecido é um dos mais populares heróis das HQ’s desde o seu surgimento em 1962. Já recebeu séries em desenho animado, filmes e seriados para a TV e cinema. Vários atores se revezaram para dar vida ao personagem. Neste artigo veremos apenas as versões em live-action.

Por Paulo Bocca Nunes

O Homem-Aranha é um dos mais populares heróis da Marvel e até mesmo se compararmos com os da DC. Criado por Stan Lee, Jack Kirby e Steve Ditko em 1962 ganhou a simpatia do público pela natureza do herói: um jovem com seus problemas pessoais, preocupações rotineiras, preocupado em conseguir um emprego, pagar contas, envolvido com namoradas entre outras coisas normais de qualquer pessoa.

A primeira aparição foi na revista Amazing Fantasy, da Marvel, de agosto de 1962. Antes de ser o herói da vizinhança, Peter Parker ficou órfão de pai e mãe, pois os dois eram agentes da CIA e foram executados depois de serem descobertos em uma missão. Assim, ainda bebê, Peter foi acolhido por seus tios, Ben e May Parker.

Em uma demonstração sobre manuseio de lixo nuclear, ele acabou picado por uma aranha que recebeu uma carga radioativa muito intensa. Dessa forma, Peter acaba ganhando poderes que estão ligados ao animal. Depois de descobrir as suas novas habilidades, Peter decide participar de lutas para ganhar um dinheiro extra. Ele ganha e foi convidado a participar de programas na TV. Ele cria uma roupa que mostra a sua identidade de Homem-Aranha.

Após participar do programa, Peter topou com um ladrão, mas decidiu não intervir. Dias depois, seu tio Ben é assassinado por um criminoso e, inconformado, investiga o caso e descobre que o assassino é o mesmo ladrão que ele deixou escapar. Peter se enche de remorsos e decide combater o crime como o Homem-Aranha. Com a morte do tio Ben, Peter passa a procurar emprego, mas sem esquecer-se de sua segunda identidade. Por ter muitos conhecimentos de química, ele desenvolve o fluido de teia.

Homem-Aranha possui muitos poderes e, por causa de seu envolvimento na luta contra o crime, ele acaba atraindo muitos inimigos e grandes vilões. Um ponto interessante é que, ele tendo poderes vindos de um animal, os vilões que ele enfrenta, por vezes, também estão relacionados com animais.

O sucesso do Homem-Aranha veio rápido e o herói ganhou uma legião de fãs bastante fiel e só aumentos depois que ele passou a receber adaptações para seriados de TV e grandes produções para o cinema. Vamos conferir seis adaptações em live action. Deixaremos de fora as produções em desenho animado ou as animações do aranha-verso.

1969 – versão não oficial de Donald F. Glut

O primeiro filme do Homem-Aranha é de um fã, Donald F. Glut, de 1969. Não é um filme oficial, mas por ser a primeira aparição do teioso em ação e ao vivo, merece uma referência mesmo que seja breve.

Ele criou outros filmes amadores e esse foi o seu último. Depois, ele passou a escrever roteiros para desenhos animados. Como vilão do Homem-Aranha, ele criou o Dr. Lightning, ou seja, não é um personagem da Marvel.

Os efeitos especiais são muito rudimentares. Dá até para dizer que são toscos (lembrando que é filme de fã). Para mostrar o Homem-Aranha escalando paredes foi usada a técnica do stop-motion. Esse filme pode ser assistido acessando o link https://www.youtube.com/watch?v=n4HQn6rsJ38.

1973 – Homem-Aranha turco

Em novembro de 1973 estreou um filme que alguns consideram uma versão do Homem-Aranha. O filme é turco e teve o título de 3 Dev Adam, algo como Os Três Homens Poderosos.

O personagem Aranha, apesar de usar uma roupa parecida com o herói dos quadrinhos, na verdade é um vilão que lidera uma organização criminosa muito perigosa em Istambul. Não tem qualquer tipo de poder como o personagem das HQ’s. Para combater esse bandido, é convocada uma força tarefa composta por Capitão América e Santo, um lutador / herói mexicano.

Com todo o respeito, mas o filme é tão ruim que vale só essa citação. O filme completo, com uma versão em turco e outra com legendas em inglês, está no Youtube. Você pode procurar se tiver interesse, mas certamente irá se frustrar.

1977 – Spider-Man

A primeira versão oficial do personagem é um filme de 1977 e deu origem ao seriado entre 1977-1979 com o ator Nicholas Hammond interpretando o herói. A ideia geral do filme seguiu a origem do Homem-Aranha, o alter ego de Peter Parker, ou seja, mostrando a aranha radioativa que pica a mão de Peter, mas de forma um pouco diferente.

No seriado, Peter Parker trabalha meio turno como fotógrafo free-lancer e outro como ajudante de laboratório na faculdade em que estuda. Certo dia, depois de alguns experimentos com radioatividade, uma aranha é atingida acidentalmente sem que alguém perceba. Ao pegar suas coisas para ir embora, Peter é picado pela aranha. Assim, da mesma forma que nos quadrinhos ele adquire os poderes de aranha.

Algumas mudanças foram percebidas. Primeiro, sobre o tio Ben e o assassinato nada foi falado em todo o seriado. O próprio Peter não é um adolescente, mas um homem feito. Quanto à personalidade de Peter Parker, houve algumas mudanças, fato que desagradou o próprio Stan Lee não gostou dessa adaptação.

A série teve treze episódios, com dois especiais e um adicional de duas partes que chegou a ser exibido como um filme para TV. O longa metragem, em inglês e sem legendas em português, que deu origem à série pode ser assistido clicando no link https://www.youtube.com/watch?v=BV063GSzsqc.

1978-1979 – Supaidaman

Uma produção japonesa de 1978, Supaidāman é uma versão consideravelmente diferente do que se conhece do herói original. A única semelhança é a roupa. A história conta a vida de Takuya Yamashiro ao invés de Peter Parker interpretado pelo ator Shinji Tôdô.

Takuya é um jovem piloto de motocross que vê um objeto entrar na atmosfera da Terra. Depois sabemos que se trata de uma nave espacial chamada de Marveller que vem do planeta Spider. O pai dele, um arqueologista espacial, investiga o caso, mas é morto ao encontrar a nave espacial.

O jovem investiga o caso e conhece o guerreiro Garia, único sobrevivente do planeta Spider, destruído pelo professor Monster e pelo Iron Cross Army. Takuya recebe uma transfusão de sangue de Garia que acaba lhe dando super-poderes para que ele possa combater o mal.

Garia dá a Takuya um bracelete que ativa o seu traje aranha, dispara teias e controla a nave Marveller que também pode se transformar em um robô gigante, chamado Leopardon. Esse robô ajuda Takuya nas batalhas contra os inimigos. Além do traje muito parecido com o do aranha das HQ’s, os poderes que Takuya recebe são praticamente os mesmos, mas com alguns acréscimos. O seriado fez sucesso no Japão, rendeu um longa metragem e alguns brinquedos.

Na verdade, esse seriado surgiu de uma negociação entre a produtora e a Marvel na época. O contrato de concessão deveria durar três anos. Stan Lee gostou muito desse seriado e houve até mesmo a inclusão de Supaidaman no multiverso da Marvel. Tanto o personagem quanto o Leopardon apareceram em várias edições do Aranhaverso lutando ao lado de outras versões do Homem-Aranha. Dessa forma, em 2015, Takuya Yamashiro se tornou oficialmente um personagem do Universo Marvel e pertence à Terra 51778.

O seriado teve 41 episódios entre maio de 1978 e maio de 1979 e o primeiro, que conta a origem do herói, com dublagem em português, você assiste neste link https://www.youtube.com/watch?v=LOnw4v51Tf8.

A FASE MODERNA NOS CINEMAS

Os direitos para outros filmes foram adquiridos em 1985, mas foram sendo transferidos para várias empresas produtoras até serem adquiridos pela Sony Pictures. Falaremos brevemente sobre as franquias que surgiram a partir de 2002.

2002 / 2007 – Tobey Maguire

Com a direção de Sam Raimi, roteiro de David Koepp e Tobey Maguire interpretando o cabeça de teia, Homem-Aranha (no Brasil), o filme de 2002 recebeu indicações para o Oscar nas categorias de melhores efeitos especiais e melhor som.

Essa versão traz todos os elementos da HQ de 1962 com a origem do personagem. Peter mora com seus tios depois que os pais morreram. Os poderes de aranha ele recebe depois de ser picada por uma aranha geneticamente modificada quando ele visita uma exposição junto com seu amigo Harry Osborn. Ao perceber que ganhou poderes, Peter pensa em ganhar dinheiro em lutas. Traz a trágica história do tio Ben como está na revista. Há o interesse amoroso por Mary Jane.

Da mesma forma que nos quadrinhos, Peter trabalha como fotógrafo free-lancer para o jornal de J.J. Jameson com quem tem vários conflitos por conta do Homem-Aranha.

Também mostra o cientista Norman Osborn (Willem Dafoe), pai de Harry, tentando manter um contrato com as forças armadas com um invento seu, uma fórmula química que aumenta o desempenho físico. Norman acaba se expondo a si mesmo ao gás que modifica sua estrutura física e psicológica e o transforma no Duende Verde, o primeiro super-vilão do Homem-Aranha.

Em 2004, Homem-Aranha 2 dá continuidade ao filme de 2002. Ainda com a direção de Sam Raimi e roteiro de Alvin Sargent, a história se concentra nas dificuldades de Peter Parker administrar a sua vida de uma pessoa normal com a de Homem-Aranha. O vilão dessa vez é o Dr. Otto Gunther Octavius, interpretado por Alfred Molina, que desenvolveu quatro braços mecânicos com inteligência artificial fixados em seu corpo e controlados por sua mente. O experimento fracassou e os braços mecânicos passaram a controlar a mente de Octavius que passa a ser chamado de Doutor Octopus, outro super-vilão para o Homem-Aranha.

O último filme da franquia é de 2007 e foi dirigido mais uma vez por Sam Raimi e roteirizado por Sam, Ivan Raimi e Alvin Sargent. Tobey Maguire também seguiu com o personagem principal. Os eventos ocorrem cronologicamente alguns meses depois do último filme. Peter consegue administrar a sua vida pessoal com a do Homem-Aranha e seu relacionamento com Mary Jane. Porém, tem que enfrentar dois grandes vilões: Flint Marko, o Homem-Areia, interpretado por Thomas Haden Church, e o simbionte extraterrestre Venon que domina Eddie Broc, interpretado por Topher Grace.

Todos os filmes dessa franquia tiveram grande sucesso de bilheteria e receberam indicações para vários prêmios. Muitos críticos de cinema afirmam que a versão do cabeça de teia de Tobey Maguire ainda é a melhor de todas, inclusive em relação às duas franquias que vieram depois.

2012 – 2014 – Andrew Garfield

Em 2012 estreou O Espetacular Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man) com a direção de Marc Webb, com roteiro de James Vanderbilt, Alvin Sargent e Steve Kloves. Esse filme é uma espécie de reboot do personagem e mudando algumas coisas tanto da franquia anterior quanto das histórias em quadrinhos.

Nesse filme, Peter descobre que seus pais guardaram documentos importantes sobre algum tipo de estudo científico, depois o levaram até seus tios para que eles cuidassem dele. Quando é adolescente e estudante, Peter faz uma visita à Oscorp que desenvolve pesquisas no campo de genéticas cruzadas e ele é picado acidentalmente por uma aranha modificada geneticamente, recebendo poderes de aranha. Também é recontada a história do assassinato do tio Ben de forma um pouco diferente tanto da revista de 1962 quanto de outros filmes. Peter é apaixonado por Gwen Stacy. O Dr. Curt Connors (Rhys Ifans) faz estudos com ratos usando DNA de lagartos. Ao fazer um experimento em si mesmo, ele se transforma em um violento híbrido de lagarto passando a ser o super-vilão do Homem-Aranha. 

Dois anos depois, o segundo filme dessa franquia chega aos cinemas: O Espetacular Homem-Aranha 2: a ameaça de Electro. O roteiro é de Alex Kurtzman, Roberto Orci, Jeff Pinkner e James Vanderbilt. A direção ficou com Marc Webb. Nesse filme, Peter segue sua história com Gwen Stacy e tem como super-vilões, Electro, interpretado por Jamie Foxx, e Harry Osborn, vivido por Dane DeHaan.

2016 até 2021 – Tom Holland

Em fevereiro de 2016, a Sony, detentora dos direitos de todo o universo do Homem-Aranha, e a Marvel Studios anunciaram um acordo para compartilhar os direitos cinematográficos do personagem e introd uzi-lo no Universo Cinematográfico Marvel. O ator escolhido para viver o Homem-Aranha foi Tom Rolland. A primeira referência ao personagem foi no final de Homem-Formiga (2015). A primeira aparição foi em Capitão América: guerra civil (2016).

Depois vieram Homem-Aranha: de volta pra casa (2017), quando enfrenta o vilão Abutre, vivido por Michael Keaton. Seguiu com Avengers: guerra infinita (2018), Avengers: ultimato (2019), Homem-Aranha: longe de casa (2019), quando enfrenta o vilão Mysterio, abrindo a brecha para a sequência tão esperada de 2021, Homem-Aranha: sem volta pra casa. Neste filme já se sabe que voltarão todos os antigos super-vilões. Até o momento desse artigo, antes da estreia, espera-se também a volta das últimas duas versões de Homem-Aranha.

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.