ARTIGOS EM DESTAQUE

Asimov e Clarke: Duas Mentes Brilhantes da Ficção Científica

A ficção científica tem o privilégio de ter muitos grandes autores, mas Isaac Asimov e Arthur Clarke estão entre os grandes mestres, que trouxeram temas inovadores e instigantes que se transformaram em clássicos do gênero.

Paulo Bocca Nunes

ISAAC ASIMOV: O MESTRE DOS ROBÔS E DA FUNDAÇÃO

  • Eu, Robô (1950): essa coletânea de contos é fundamental para entender o universo dos robôs. A primeira história é justamente a primeira criada por Asimov e publicada na edição de setembro de 1940 da Super Science Stories de setembro. Também neste livro está o conto Brincadeira de Pegar, publicado inicialmente na revista Astounding Science-Fiction, de março de 1942, que traz as Três Leis da Robótica pela primeira vez.
  • Fundação (1951): Obra inicial de um total de sete livros, a história se passa em um futuro muito distante em que milhões de planetas da galáxia são povoados pelos humanos e dominados por um império totalitário. Um cientista que usa uma ciência chamada de psico história, prevê a queda do império e um período de trevas na sociedade galáctica de 30 mil anos. Para evitar isso, ele idealiza uma Fundação que irá guardar todo o conhecimento humano e diminuir o tempo para mil anos. Mas, o plano é muito mais do que isso.
  • O Fim da Eternidade (1955), o escritor introduz a organização Eternidade, responsável por manipular a história humana. O livro explora conceitos de viagem no tempo e as implicações éticas de alterar o curso da história da humanidade. Essa obra não faz parte de nenhuma das séries de Asimov.

ARTHUR C. CLARKE: O VISIONÁRIO DO ESPAÇO E DA COMUNICAÇÃO

  • 2001: Uma Odisséia no Espaço (1968): Esta obra-prima se tornou um marco na história da ficção científica, tanto na literatura quanto no cinema. Através de uma colaboração com Stanley Kubrick, Clarke explorou a evolução da humanidade, a descoberta de vida alienígena e o impacto da inteligência artificial. O livro e o filme desafiam o público a contemplar o papel da humanidade no cosmos. Esse livro deu origem a uma série de outros três livros.
  • Encontro com Rama (1972): Nesta obra, Clarke nos leva a bordo da nave espacial Endeavour, enquanto ela explora uma misteriosa nave interestelar que se aproxima do sistema solar. O livro mergulha nas maravilhas do espaço e nos desafia a pensar sobre a possibilidade de vida extraterrestre. Também compõe uma série com mais três livros.
  • O Fim da Infância (1953): Neste romance, Clarke imagina a chegada dos Overlords à Terra, seres alienígenas que aceleram o progresso humano e transformam a sociedade. A história mergulha nas consequências do aprimoramento humano e na busca pela transcendência.

ISAAC ASIMOV x ARTHUR CLARKE

CONCLUSÃO

Assista ao vídeo sobre esse mesmo artigo, que está no Youtube. Aproveite e se inscreva no canal, acione as notificações, curta o vídeo e deixe o seu comentário.

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *