LITERATURA DE TERROR

Literatura de Terror e Gótica: Quais as Diferenças?

Literatura de terror e gótica são dois gêneros bastante próximos. No entanto, há diferenças marcantes entre os dois.

Paulo Bocca Nunes

ORIGENS DA LITERATURA DE TERROR E GÓTICA

OBRAS PRINCIPAIS DA LITERATURA DE TERROR E GÓTICA

  • “Frankenstein”, de Mary Shelley: Publicado em 1818, este romance clássico conta a história de Victor Frankenstein, um cientista que cria uma criatura monstruosa em sua obsessão pela ciência.
  • “Drácula”, de Bram Stoker: Publicado em 1897, este romance popularizou o mito do vampiro e conta a história do Conde Drácula, um vampiro que tenta se estabelecer em Londres.
  • “O Chamado de Cthulhu”, de H.P. Lovecraft: Publicado em 1928, este conto é um dos mais conhecidos do autor e apresenta a entidade cósmica Cthulhu, que desperta de um sono milenar para aterrorizar a humanidade.
  • “O Castelo de Otranto”, de Horace Walpole: Publicado em 1764, este romance é frequentemente considerado o primeiro romance gótico e apresenta um castelo sombrio, fantasmas e uma maldição familiar.
  • “Os Mistérios de Udolpho”, de Ann Radcliffe: Publicado em 1794, este romance gótico é frequentemente considerado uma das melhores obras do gênero e conta a história de Emily St. Aubert, uma heroína que é mantida em cativeiro em um castelo sombrio.
  • “O Monstro de Frankenstein”, de Mary Shelley: Publicado em 1818, este romance é uma obra-prima da literatura de terror e apresenta o cientista Victor Frankenstein, que cria um ser humano artificialmente e o abandona, o que leva o monstro a buscar vingança.
  • “Carmilla”, de Sheridan Le Fanu: Publicado em 1872, este conto é uma história de vampiros que apresenta a personagem Carmilla, uma vampira que seduz suas vítimas antes de matá-las.

MPACTO E IMPORTÂNCIA NA LITERATURA E CULTURA POP

CONCLUSÃO

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.