LITERATURA GÓTICA

O Fantasma da Ópera: amor e mistério

Uma obra que atravessou décadas e se marcou o cinema, o teatro e a música, também influenciou outros gêneros no cinema.

Paulo Bocca Nunes

O AUTOR

O LIVRO

INFLUÊNCIA E IMPORTÂCIA NA CULTURA POP

ADAPTAÇÕES PARA A TV

  • “O Fantasma da Ópera” (1983): Uma das primeiras adaptações para a televisão foi uma minissérie de três episódios lançada em 1983. Estrelada por Maximilian Schell como o Fantasma e Jane Seymour como Christine, a produção trouxe a história clássica para o público da TV, capturando a atmosfera gótica e a tensão romântica do romance original.
  • “O Fantasma da Ópera” (1990): Em 1990, uma nova adaptação para a TV foi lançada, estrelada por Charles Dance como o Fantasma e Teri Polo como Christine. Com uma abordagem mais contemporânea, essa versão trouxe uma perspectiva renovada sobre a história, atraindo tanto os fãs antigos como um novo público.
  • “O Fantasma da Ópera na Royal Albert Hall” (2011): Uma das adaptações mais notáveis para a TV é a gravação do espetáculo “O Fantasma da Ópera na Royal Albert Hall”, lançada em 2011. Esse registro traz a aclamada produção teatral de Andrew Lloyd Webber, com Ramin Karimloo como o Fantasma e Sierra Boggess como Christine, em uma performance emocionante e grandiosa que captura a magia do musical em toda a sua glória.

ADAPTAÇÕES PARA O CINEMA

  • “O Fantasma da Ópera” (1925): A primeira adaptação cinematográfica de destaque foi lançada em 1925, dirigida por Rupert Julian e estrelada por Lon Chaney como o Fantasma. Nessa versão, Erik é um compositor que tem seu rosto deformado. O trauma faz com que ele passe a viver se escondendo nos subsolos de Paris, assustando as pessoas. Ele conhece Christine, uma jovem cantora lírica, por quem se apaixona e sequestra. O desfecho se dá quando o noivo de Christine vai ao seu encontro, juntamente com a polícia. A mudança mais significativa foram os elementos melodramáticos adicionados, mas ainda assim conquistou o público com a atuação icônica de Chaney e o visual impressionante do Fantasma.
  • O Fantasma da Ópera” (1943): Erik, um violinista da orquestra da ópera de Paris, se apaixona por Christine, uma corista. Mesmo ganhando bem na orquestra, o músico vive modestamente, pois gasta todas as suas economias pagando o melhor professor para Christine. Assim, depois de uma composição sua ter sido roubada e de sofre um grave acidente que o deixou deformado, o músico se esconde no teatro, de onde começa a orquestrar um plano para conquistar Christine e mostrar seu talento para o mundo, no caminho comete alguns assassinatos, sequestra Christine e acaba sendo morto por um desabamento no subsolo do teatro.
  • O Fantasma da Ópera” (1962): a história se passa na Londres vitoriana. O professor Petrie (Herbert Lom) é um pobre compositor cuja obra inédita é roubada pelo ambicioso e inescrupuloso Lord Ambrose D’Arcy. Na tentativa de impedir a impressão de sua obra, o professor é desfigurado por ácido nítrico. Uma jovem cantora lírica, chamada de Christine Charles, passa a ser ensinada secretamente por Petrie, que se tornara O Fantasma da Ópera. No final, Christine realiza uma apresentação perfeita, porém, quando o lustre está prestes a cair em cima dela, o Fantasma retira sua máscara na frente de todos, revelando seu rosto deformado e salva Cristine. O lustre cai em seu lugar morrendo no final. Em outras versões, o Fantasma só queria ser amado. Nessa versão ele demonstra ter apenas a vontade de fazer Christine ter a voz mais maravilhosa de Paris, não demonstrando interesse amoroso algum.
  • O Fantasma da Ópera” (2004): Em 2004, uma nova adaptação para o cinema foi lançada, dirigida por Joel Schumacher e baseada no famoso musical de Andrew Lloyd Webber. Numa casa de ópera de Paris, a estrela da companhia recusa- se a participar do novo show e abandona o grupo. Nas penumbras, o Fantasma da Ópera observa a substituta, a corista, Christine Daaé. Ele se torna o seu tutor e alimenta seu talento para se tornar a melhor de todas as cantoras de Paris. O dono do teatro, o Visconde de Chagny, se apaixona pela jovem, o que desperta ciúmes e a ira do Fantasma.

A IMPORTÂNCIA DAS ADAPTAÇÕES

CONCLUSÃO

Paulo Bocca Nunes é professor de Língua Portuguesa e Literatura. Mestre em Letras, Cultura e Regionalidade. Especialista em Literatura e Cultura Portuguesa e Brasileira. Especialista em Cultura Indígena e Afro-brasileira. Escritor. Contador de histórias.